Foto: Divulgação
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Os contribuintes têm até 30 de maio para enviar suas informações. A Receita espera receber cerca de 46,2 milhões de declarações, sendo que quase metade dos contribuintes devem ter valores a restituir. Com o final do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, muitos contribuintes têm dúvidas sobre a restituição, especialmente aqueles que optaram por receber o valor via Pix. A boa notícia é que sim, essa escolha pode influenciar sua posição na fila de pagamentos, mas há uma nova regra em vigor neste ano.
A Receita Federal manteve a política de priorizar quem escolhe o Pix como forma de recebimento da restituição. Porém, houve uma mudança importante: a prioridade máxima será dada a quem optar pelo Pix e também fizer a entrega da declaração pré-preenchida.
Ou seja, adotar apenas uma dessas opções ainda garante algum grau de prioridade, mas fazer as duas coisas aumenta suas chances de receber nos primeiros lotes.
Essa informação foi confirmada pela própria Receita Federal, durante coletiva de imprensa.
De acordo com a Receita, a fila de restituições segue uma ordem já conhecida, respeitando critérios de vulnerabilidade e eficiência digital. Veja a lista oficial de grupos com prioridade:
Quem não se enquadra em nenhum dos grupos ainda pode tentar antecipar o pagamento ao entregar a declaração o quanto antes. Quanto mais cedo for enviada, maiores são as chances de estar entre os primeiros lotes, desde que não haja pendências ou inconsistências.
A pré-preenchida pode ser acessada pelo e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita), pelo programa do IR para computador ou pelos aplicativos da Receita Federal para celular e tablet.
Além da mudança na prioridade da restituição, o Imposto de Renda deste ano traz outras atualizações:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.