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Por Fabiana Holtz
[email protected]São Paulo, 09/06/2025 - Entre as formas de pagamento mais utilizadas pela geração X, dos nascidos entre 1965 e 1980, o meio online é o preferido por 73% dos ouvidos em pesquisa da Infobip, plataforma global de comunicação em nuvem, segundo seu relatório Messaging Trends 2025. Entre os Millenials, nascidos entre 1981 e 1996, essa preferência atinge 68%, e entre os membros da geração Z, dos nascidos entre 1997 e 2010, esse canal atinge 65%.
O levantamento é resultado da análise de mais de 530 bilhões de interações de canais móveis na plataforma da Infobip em todo o mundo.
O estudo aponta ainda que a Inteligência Artificial é a ferramenta mais utilizada em 69% das interações, seguida pelos chatbots, com 66%.
Giovanna Dominiquini, diretora de vendas da Infobip, lembra que atualmente para boa parte dos clientes, ir presencialmente ao banco é sempre o último recurso. “Por isso, a implementação de recursos automatizados tem ganhado espaço no setor financeiro. Por meio de um smartphone com acesso a internet, o cliente consegue conversar com um chatbot a qualquer momento do dia para conseguir orientação”, afirma.
A automatização das interações com os clientes já é uma realidade para 81% dos bancos, de acordo com a pesquisa. A queda nos custos operacionais e a melhor alocação de funcionários estão entre os benefícios apontados para a consolidação dessa tendência.
A oferta de um serviço personalizado para cada tipo de público é outra vantagem que favorece a rota da automação adotada pelo setor financeiro em geral, acrescenta Dominiquini.
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