Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Pesquisa revela preferências na Black Friday: veja as marcas mais visadas

Envato

A pesquisa analisou 124 mil menções ao tema e 182 milhões de impressões, entre outubro e novembro - Envato
A pesquisa analisou 124 mil menções ao tema e 182 milhões de impressões, entre outubro e novembro
Alessandra Taraborelli
Por Alessandra Taraborelli alessandra.taraborelli@viva.com.br

Publicado em 26/11/2025, às 11h38 - Atualizado às 11h39

São Paulo, 26/11/2025 - A Black Friday está chegando e cresce a busca do consumidor por promoções nas redes sociais. Uma pesquisa realizada pela FGV/EAESP, em parceria com a Polis Consulting, analisou a expectativa dos consumidores e as intenções de compra nesse período de ofertas, com os produtos, as marcas e as lojas mais visadas. Entre as grandes varejistas, a Amazon lidera o volume de menções, sendo citada por 81% dos perfis que repercutiram o tema. 

“Esse resultado mostra uma divergência significativa entre visibilidade em mídias sociais e tráfego efetivo de website, pois a Amazon, por exemplo, ocupa a terceira posição em acessos ao site, com cerca de 200 milhões de acessos mensais conforme dados do eCommerce Brasil”, afirma Lilian Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV/EAESP e responsável pela pesquisa.

Leia também: Vai comprar na Black Friday? Vejas as dicas do Procon-SP para evitar golpes

O Mercado Livre aparece na segunda posição, com 6,4% das menções. “Um paradoxo, já que este marketplace é o líder absoluto em acessos ao website, superando 300 milhões de acessos mensais. A Shopee aparece na sequência, com 4,1% das menções. 

“Essa distribuição sugere diferenças significativas nas estratégias de engajamento em mídias sociais entre as plataformas, assim como possíveis diferenças na predisposição dos usuários de diferentes redes em gerar conteúdo sobre cada varejista. Além, é claro, de questionar os reais impactos da performance de tráfego, tema central para estratégias de marketing digital no varejo contemporâneo”, avalia a pesquisadora. 

A pesquisa analisou 124 mil menções ao tema e 182 milhões de impressões, entre outubro e novembro. 

Marcas mais desejadas

Ainda de acordo com o levantamento, a análise das marcas mais mencionadas revela concentração significativa em determinados players. Em celulares, a Apple lidera de forma expressiva com 32% das menções, refletindo tanto o valor agregado percebido pela marca quanto o preço, que a torna particularmente atrativa durante promoções.

A Samsung ocupa a segunda posição, com 16% das menções, seguida por LG (9,9%) e Xiaomi (7,8%). No segmento de beleza, Boticário concentra 8,9% das menções e Natura 7,4%, demonstrando a força de marcas nacionais no contexto da Black Friday. 

Nike e Adidas representam 4% e 3,3% respectivamente, indicando interesse por produtos esportivos durante o evento, embora em proporção menor que categorias líderes.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias