Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Venda de flores deve crescer 7% no feriado de Finados, estima Ibraflor

Envato

Flores brancas e amarelas estão entre as preferidas, por sua relação com sentimentos como paz, saudade, lembrança e respeito - Envato
Flores brancas e amarelas estão entre as preferidas, por sua relação com sentimentos como paz, saudade, lembrança e respeito
Fabiana Holtz
Por Fabiana Holtz fabiana.holtz@viva.com.br

Publicado em 26/10/2025, às 12h00

São Paulo, 26/10/2025 - A venda de flores deve crescer 7% neste Dia de Finados em relação ao ano passado, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). O fato da data cair em um domingo neste ano, facilitando a ida aos cemitérios, contribui para a esperada melhora no comércio de flores, acrescenta o instituto. Essa é uma das principais datas do ano para o mercado florista, ao lado do dia das mães e dos namorados.
Segundo Renato Opitz, diretor do Ibraflor, também tem se observado um número cada vez maior de pessoas que compram flores para colocar em casa perto de porta-retratos, varandas e jardins.  
Leia também: Floristas estão otimistas com as vendas com a chegada da primavera
No país, esse feriado responde por 3% do comércio anual de flores. Entre as mais procuradas nessa época do ano estão crisântemos, que figura entre as mais resistentes, e kalanchoes, da família das suculentas e que apresentam um ritual de manutenção mais simples.

Cores preferidas

Branco e amarelo continuam entre as cores preferidas desse público, por sua relação com sentimentos como paz, saudade, lembrança e respeito. 
O diretor do Ibraflor não vê a mudança no perfil do consumidor como uma perda para o setor. “O mercado tem se adaptado. Hoje, sugerimos formas diversas de homenagear. O Dia de Finados permanece como uma data de memória e afeto, em que as flores continuam sendo símbolo de respeito, saudade e carinho”.
Leia também: 7 flores que crescem rápido e trazem cor para qualquer jardim
Palavras-chave dinheiro finados flores Vendas

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias