São Paulo, 26/10/2025 - A venda de flores deve crescer 7% neste Dia de Finados em relação ao ano passado, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). O fato da data cair em um domingo neste ano, facilitando a ida aos cemitérios, contribui para a esperada melhora no comércio de flores, acrescenta o instituto. Essa é uma das principais datas do ano para o mercado florista, ao lado do dia das mães e dos namorados.
Segundo Renato Opitz, diretor do Ibraflor, também tem se observado um número cada vez maior de pessoas que compram flores para colocar em casa perto de porta-retratos, varandas e jardins.
No país, esse feriado responde por 3% do comércio anual de flores. Entre as mais procuradas nessa época do ano estão crisântemos, que figura entre as mais resistentes, e kalanchoes, da família das suculentas e que apresentam um ritual de manutenção mais simples.
Cores preferidas
Branco e amarelo continuam entre as cores preferidas desse público, por sua relação com sentimentos como paz, saudade, lembrança e respeito.
O diretor do Ibraflor não vê a mudança no perfil do consumidor como uma perda para o setor. “O mercado tem se adaptado. Hoje, sugerimos formas diversas de homenagear. O Dia de Finados permanece como uma data de memória e afeto, em que as flores continuam sendo símbolo de respeito, saudade e carinho”.