Envato
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 20/09/2025 - Um levantamento recente da Visa Consulting & Analytics mostrou que brasileiros estão gastando mais em viagens para regiões de inverno. Entre os principais destinos turísticos de neve analisados, houve crescimento de 20% no número de transações, comparando os invernos de 2024 e 2025. Quando considerado apenas o pagamento por aproximação, a alta foi ainda mais expressiva, chegando a 25%.
Leia também: Seguro viagem vale a pena? Descubra benefícios, coberturas e obrigatoriedade
Os números contemplam seis destinos de destaque, para a análise, foram comparados os meses de janeiro, no caso dos países do hemisfério norte, e junho, para os destinos do Hemisfério Sul. Confira a seguir 6 destinos com neve em alta:
Entre as regiões avaliadas, os destinos sul-americanos registraram maior volume de transações e também maior adesão ao pagamento por aproximação.
Ushuaia, na Argentina, teve o desempenho mais forte no período, com aumento de 22% no total de compras e crescimento de 42% nas operações realizadas por aproximação.
Bariloche também se destacou, registrando elevação de 12% nas transações gerais e avanço de 35% nos pagamentos sem contato.
Leia também: Argentina entra para lista de países que exigem seguro viagem de turistas
Já o Valle Nevado, no Chile, alcançou recorde histórico de movimentações, com alta de 20% no total e de 25% nas operações por aproximação.
Leia também: Quanto custa viajar de cruzeiro pelo Brasil? Veja valores e pacotes populares
Na Europa, os Alpes Suíços lideraram o crescimento entre os destinos do norte, com aumento de 23% nas transações realizadas por brasileiros no período analisado.
Park City, nos Estados Unidos, também teve resultado positivo, marcando 12% de alta no total de operações e avanço de 34% no uso da tecnologia contactless.
Leia também: Planejando sua próxima viagem ao exterior? Veja 6 apps para incluir no roteiro
Whistler, no Canadá, foi o único destino a registrar retração no comparativo. O volume de compras caiu 12% em relação a janeiro de 2024. Ainda assim, a cidade segue atraindo visitantes brasileiros não apenas no inverno, mas também no verão, impulsionada pelo turismo de natureza.
Leia também: Como planejar uma viagem internacional gastando pouco? Confira 10 dicas
O estudo aponta que, mesmo comparando apenas os dois últimos anos, as viagens para a neve já mostram recuperação e expansão na presença de turistas brasileiros em relação aos invernos de anos anteriores.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.