Como acalmar pets com medo de trovões e tempestades?
Foto: Freepik
Por Joana Gianfaldoni
redacao@viva.com.brSão Paulo, 11/01/2026 - Trovões e tempestades podem ser assustadores não apenas para nós, humanos, mas também para os bichinhos. Durante esses momentos, muitos pets demonstram sinais de ansiedade, como tremores, latidos excessivos, destruição de objetos ou tentativas de fuga.
Leia também: Calor: saiba como proteger cães e gatos durante períodos quentes no Brasil
Os cães conseguem ouvir sons em frequências muito mais altas do que os humanos. Já os gatos, além da audição apurada, são extremamente sensíveis a vibrações no ambiente, percebendo mudanças no clima antes mesmo de a tempestade começar, como queda de pressão atmosférica.
Segundo o Portal Best Friend, uma ONG de resgate de animais, os peludos têm sentidos muito mais apurados que os nossos, e isso transforma o barulho de um trovão ou o clarão de um relâmpago em algo quase insuportável para eles. Só quem já viu seu animal desesperado para se proteger do barulho sabe dessa dificuldade.
Entender como agir nesses momentos é essencial para garantir o bem-estar físico e emocional dos animais.
Dicas para acalmar o seu pet durante uma tempestade
1. Abafe os sons vindos de fora
Feche bem portas e janelas, não só para abafar o som, mas para evitar que, em um possível susto, os pets fujam. Uma forma de acalmar os animaizinhos é mudar o som. Ligar a televisão ou colocar uma música suave pode ajudar a amenizar os sons da tempestade. Alguns veterinários dizem que a música clássica faz mágica em animais assustados.
Leia também: Cães e gatos poderão ser sepultados junto ao dono em SP
2. Lugar seguro e aconchegante
Arrume um lugar confortável e seguro. Geralmente, quando os cães têm medo, vão para onde se sentem mais seguros, como sua caminha, uma caixa de transporte, debaixo do cobertor da sua cama. Alguns até preferem se esconder debaixo da cama. Um ambiente aconchegante faz toda a diferença para esse momento de tensão.
3. Distraia seu pet
Brinque com o seu pet, ofereça aquele petisco que ele mais gosta, ofereça brinquedos. Assim, eles poderão ficar entretidos e se sentir tranquilos. Evite deixá-lo sozinho, pois pode causar ainda mais agitação e medo. Mantenha a calma e paciência para que eles não se assustem ainda mais.
4. Busque orientação de um veterinário
Caso o seu pet apresente sinais graves durante uma tempestade, um veterinário pode ajudar prescrevendo um medicamento natural ou farmacêutico. Dar algum remédio para o pet só com a recomendação médica, não dê por conta própria.
Leia também: Viagem com pets: como transportar animais de estimação no carro com segurança
Com mudanças climáticas cada vez mais frequentes, cuidar da saúde emocional dos pets também se torna uma responsabilidade essencial dos tutores. Afinal, eles dependem totalmente de nós para se sentirem protegidos e seguros.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
