Férias à vista: uma lista de providências para você viajar tranquilo
Freepik
Por Thiago Lasco
04/01/2026 | 12h22 ● Atualizado | 12h23
São Paulo, 04/01/2026 - Conhecer lugares diferentes, abrir-se a novas experiências ou simplesmente relaxar e descansar. Viagens de férias são como janelas que se abrem para fora da nossa rotina, mostrando que existem outros mundos e paisagens, além de pessoas que não fazem parte do nosso convívio habitual.
Em qualquer fase da vida, essas escapadas são essenciais para manter a mente ativa e curiosa e propiciam a formação de novas conexões e interesses. E o verão brasileiro é uma das épocas mais procuradas para isso, já que coincide com as férias escolares e o recesso em empresas e repartições.
Mas, antes de embarcar nessa jornada de lazer e descobertas e esvaziar a cabeça das preocupações do dia a dia, há uma série de preparativos a serem feitos. Cuidados médicos trazem tranquilidade para o passeio. Providências simples, mas importantes, garantem que tudo correrá bem durante o período em que você estará ausente do lar.
Além disso, a viagem será melhor aproveitada se você estiver bem preparado para enfrentar os deslocamentos necessários e tiver tido a oportunidade de estudar um pouco sobre os destinos que irá visitar.
Muita coisa para pensar de uma só vez? Calma: o VIVA preparou uma lista caprichada com vários cuidados e providências que você deve tomar para poder viajar seguro, organizado e tranquilo. Bom passeio!
Sua saúde
Remédios de uso contínuo: certifique-se de que está levando a quantidade suficiente para a viagem, com uma sobra de 2 ou 3 dias. Isso porque algum imprevisto pode fazer você não conseguir embarcar de volta para casa na data originalmente prevista. Para carregar grandes quantidades em uma viagem internacional, levar consigo a prescrição médica pode evitar dor de cabeça na alfândega.
Aproveite a ida à farmácia para se abastecer de artigos de toalete, filtro solar, repelente, um creme hidratante para a pele e lenços umedecidos (que são versáteis em diversas situações, do piquenique improvisado no ônibus à ida ao banheiro na rua).
Confira se o seu plano de saúde tem cobertura no destino que irá visitar e as formas de contato em caso de necessidade. Se o passeio for para o Exterior, não deixe de contratar um seguro saúde por todo o tempo da viagem, pois emergências médicas em outros países podem virar um pesadelo financeiro.
Se os deslocamentos forem superiores a 3 horas (de carro, ônibus ou avião), use meias de compressão e avalie com seu médico a necessidade de tomar anticoagulantes para evitar trombose.
Verifique se é preciso tomar alguma vacina (como febre amarela, por exemplo) para visitar o destino.
Seu dinheiro
Atenção a contas, faturas e outras obrigações financeiras que terão vencimento durante a sua ausência. O débito automático facilita a vida, mas, se você acabou de fazer o cadastramento no sistema, é possível que a próxima cobrança ainda seja feita por boleto. Nesse caso, deixe alguém responsável por fazer os pagamentos dentro do prazo correto, evitando multas.
Planeje como serão pagas as despesas da viagem. Se for com dinheiro da conta corrente, certifique-se de deixar um saldo razoável disponível antes de viajar. Leve uma pequena quantia em espécie, especialmente se for visitar praias ou outras localidades remotas em que pode não haver boa estrutura de caixas eletrônicos para saques.
Se pretender usar cartão de crédito, faça o aviso de viagem à operadora, evitando que ele seja bloqueado por gastos fora do seu padrão habitual.
Se a viagem for para o Exterior, avalie a possibilidade de usar um cartão de débito internacional, que você carrega previamente com moeda estrangeira, como dólar ou euro - há várias opções disponíveis no mercado. Essa solução pode ser combinada com uma quantidade menor de dinheiro em espécie, para gastos do dia a dia, e um cartão de crédito para emergências e eventuais compras de maior valor. Familiarize-se com os diferentes métodos de pagamento antes de viajar.
Sua casa
Para viajar com segurança e economizar energia, desconecte da tomada eletrodomésticos como aparelhos de TV, fornos de micro-ondas, máquinas de lavar, computadores e aparelhos que tenham resistência ou gerem calor, como air fryer, cafeteira e ferro de passar. Considere esvaziar e desligar a geladeira apenas se a viagem for muito longa.
Antes de sair, confira se está deixando todas as portas e janelas trancadas. Cortinas fechadas protegem os móveis contra a incidência de sol direto, além de manter a casa fresca mesmo no verão.
Avise o zelador do prédio ou algum vizinho de confiança que irá viajar. Com isso, eles não ficarão preocupados com o seu "sumiço" (eles vão passar vários dias sem ver você, certo?) e, de quebra, poderão te avisar se algo estranho acontecer na sua casa.
Suspenda a entrega de jornais e periódicos, evitando que eles se avolumem na porta de sua casa e indiquem a desconhecidos que a residência está vazia por vários dias.
Suas plantas e bichos de estimação
Você já deve estar familiarizado com o cuidado com suas plantas. Não se esqueça de pensar nelas! Deixe-as em um espaço que tenha alguma luz natural e ventilação, mas sem sol direto.
Para viagens curtas, de até 5 dias, uma rega abundante geralmente resolve o problema (não encharque demais, para evitar que as raízes apodreçam). Mas cada espécie tem necessidades diferentes - zamioculcas precisam de pouquíssima água, por exemplo, e talvez você nem precise regá-las antes de sair.
A partir de uma semana, pense em soluções como gotejadores e vasos autoirrigáveis, ou peça para alguém de sua confiança se encarregar das regas periódicas na sua ausência.
E os seus bichos de estimação? Se não vão viajar com você, você pode pedir que um amigo tome conta deles, ou deixá-los em um hotel especializado - avalie todas essas soluções com antecedência.
Se eles forem te acompanhar na viagem, certifique-se de que o alojamento no destino realmente aceita pets (seja um hotel, apartamento alugado ou mesmo o amigo que irá te hospedar).
Converse com seu veterinário sobre cuidados com o transporte. Alguns bichos podem sofrer enjoos, mas não dê remédios por conta própria. Caixas de transporte, bolsas de tecido, cintas ou cadeirinhas são diferentes soluções de transporte - descubra qual é a mais adequada para o seu pequeno companheiro.
Seu carro
A viagem será de carro? Antes de cair na estrada, faça uma revisão básica no veículo. Calibre os pneus corretamente, inclusive o estepe, e veja se não apresentam desgaste excessivo. Substitua lâmpadas e faróis queimados. Verifique o nível de líquidos e fluidos: óleo lubrificante do motor, água do lavador do para-brisa, líquido de arrefecimento do radiador (há algum vazamento?), fluido dos freios. Inspecione o estado de conservação dos cintos de segurança e das palhetas dos limpadores de para-brisa. O seguro está em dia? A maioria oferece serviço de guincho, consulte os termos da sua apólice.
Celular com bateria 100% carregada é fundamental: para usar o aplicativo de mapas ou mesmo para acionar o socorro da seguradora em caso de pane.
Estude o trajeto até o seu destino, planeje possíveis pontos de parada pelo caminho, deixe um parente ou amigo a par do seu itinerário e avise-o assim que tiver chegado em segurança.
Na cabine, leve água e lanches leves e não perecíveis - sanduíches, frutas e biscoitos são algumas boas sugestões.
Faça pausas a cada 2 ou 3 horas. Aproveite para sair do carro, alongar-se e caminhar um pouco, afastando o risco de uma trombose. Hidrate-se, vá ao banheiro, reponha água e comida, se necessário.
Se vai viajar de ônibus ou avião, pense no seu entretenimento a bordo. Providencie livros, revistas, opções de música, filmes e séries para assistir no celular ou tablet. Não esqueça de levar fones de ouvido!
Sua viagem
Roupas: estude o clima do destino e a previsão do tempo para o período da sua viagem. Escolha peças curinga, que permitem que você faça diferentes combinações. Viajar leve, com pouca roupa, será ainda mais importante se você tiver que carregar sua mala sozinho. Conforme o caso, não esqueça de roupa de praia e piscina, chinelos, guarda-chuva ou um agasalho mais pesado.
Verifique se para visitar o seu destino é preciso ter passaporte, visto de entrada ou vacinas, e regularize essas exigências em tempo hábil para o embarque.
Estude as atrações turísticas dos locais que irá visitar. Fazer a lição de casa vai ajudar você a aproveitar melhor o seu tempo e não deixar de fora o que for imperdível. Mas não exagere nos planos: construa um roteiro flexível, com margem para descanso, improvisos e descobertas que forem aparecendo pelo caminho. Boa aventura!
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
