Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 05/11/2025 - Carnaval 2026 será celebrado nos dias 16 e 17 de fevereiro, segunda e terça-feira, com blocos de rua, desfiles e foliões espalhados por todo Brasil.
Mas a programação começa antes. Em São Paulo, segundo a Liga das Escolas de Samba (Liga-SP), os desfiles do Grupo Especial ocorrem nos dias 13 e 14 de fevereiro. Já o Grupo de Acesso I se apresenta no dia 15, e o Grupo de Acesso II, no dia 7. O Desfile das Campeãs está marcado para o dia 21 de fevereiro.
No Rio de Janeiro, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) confirmou os desfiles principais para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, também com o Sábado das Campeãs em 21 de fevereiro.
Leia também: Conheça novas musas e rainhas de baterias do Carnaval 2026
Confira o calendário completo do Carnaval 2026:
Apesar de ser um dos períodos mais aguardados pelos brasileiros, o Carnaval não é feriado nacional. A decisão sobre folga depende de cada estado ou município, que podem decretar ponto facultativo.
Na prática, a maioria das empresas e órgãos públicos libera os funcionários na segunda e terça-feira, e a Quarta-feira de Cinzas costuma ter expediente apenas a partir do meio-dia.
Em locais sem decreto oficial, o empregador pode optar por liberar os colaboradores, desde que haja compensação de horas.
Leia também: Veja os feriados de 2026 e roteiros sugeridos para viajar nos dias de folga
O Carnaval é uma data móvel, determinada com base no calendário religioso da Igreja Católica, em função da Páscoa.
A Páscoa acontece no domingo após a primeira lua cheia que se segue ao equinócio de outono (no hemisfério sul).
Como consequência, o domingo de Carnaval ocorre sete semanas antes da Páscoa, dando início ao período da Quaresma, marcado por jejum e penitência na tradição cristã. Em 2026, a Quaresma será celebrada entre 18 de fevereiro e 2 de abril.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
IPVA