Anac cassa direito de voar da Passaredo, suspensa desde março

Reprodução

Passaredo está com operações suspensas desde março deste ano - Reprodução
Passaredo está com operações suspensas desde março deste ano
Por Estadão Conteúdo [email protected]

Publicado em 25/06/2025, às 08h00

São Paulo, 25/06/2025 - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) cassou nesta terça-feira, 24, o Certificado de Operador Aéreo (COA) da Passaredo Transportes Aéreos, principal empresa do grupo Voepass, e multou a companhia em R$ 570,4 mil. Segundo a Anac, não cabe mais recurso à decisão.
A interrupção definitiva das operações da companhia aérea determinada pela agência reguladora ocorre depois de o órgão identificar “falhas graves e persistentes em sistemas da empresa”. 
A operação assistida realizada pela Anac foi iniciada na sequência do acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP).
A cassação ocorre após a realização de operação assistida iniciada depois do acidente e a suspensão das operações da empresa, em 11 de março de 2025.
No curso da operação assistida, “a Anac verificou falhas na execução de itens de inspeção obrigatória de manutenção, que não foram detectadas nem corrigidas pelos controles internos da empresa - um indício de que o sistema de supervisão da companhia havia se degradado, comprometendo sua capacidade de atuar preventivamente".
Durante a fiscalização, a Anac identificou que a Voepass não realizou algumas inspeções obrigatórias. A agência reguladora informa que o problema foi apontado e inicialmente corrigido pela empresa, mas voltou a se repetir com outras aeronaves da frota e em diversas tarefas de manutenção. Foi esse cenário que fundamentou a conclusão da Anac de suspender definitivamente a atuação da companhia. 
Veja a íntegra do comunicado no site da empresa:
Nota Passaredo sobre Anac

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias