Anvisa aprova primeira vacina contra Chikungunya, do Instituto Butantan

Adobe Stock

Começa vacinação contra gripe na cidade de São Paulo - Adobe Stock
Começa vacinação contra gripe na cidade de São Paulo
Por Estadão Conteúdo [email protected]

Publicado em 14/04/2025, às 11h48

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da primeira vacina contra Chikungunya, conforme resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 14. Trata-se do imunizante IXCHIQ, desenvolvido pelo Instituto Butantan.

A Anvisa informa que a vacina, de dose única, será indicada para a prevenção da doença em pessoas com 18 anos ou mais. A substancia, no entaNto, é contraindicada para mulheres grávidas, pessoas imunodeficientes ou imunossuprimidas, avisa o órgão regulador.

"A vacina IXCHIQ demonstrou induzir produção robusta de anticorpos neutralizantes contra o vírus Chikungunya em estudos clínicos que avaliaram adultos e adolescentes que receberam uma dose do imunizante", cita a agência.

O que é a doença Chikungunya

Chikungunya é uma arbovirose transmitida pela picada de fêmeas infectadas do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue.

O imunizante do Butantan já havia sido aprovado por outras autoridades internacionais, como a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e a Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency - EMA).

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias