Após recorde de calor no domingo, veja como fica o tempo em SP nesta semana
Renato Cerqueira / Estadão Conteúdo
Por Estadão Conteúdo
redacao@viva.com.brSão Paulo, 29/12/2025 - O recorde de 37,2°C na cidade de São Paulo no último domingo, 28 - a maior temperatura em 64 anos para um dia de dezembro - está longe de ter sido a temperatura mais elevada no Estado nesta onda de calor.
Dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), divulgados pela Defesa Civil de São Paulo, mostram que, em alguns locais, as temperaturas máximas superaram 42°C.
Municípios do Vale do Ribeira, região sul perto do limite com o Paraná, ocupam o topo do ranking. O município mais quente de São Paulo foi Pedro de Toledo com 42,1°C.
A temperatura máxima do domingo na capital, de 37,2°C, registrada na estação meteorológica do Mirante Santana, na zona norte paulistana, superou o recorde registrado na última sexta-feira, 26, que foi de 36,2°C.
Por que faz tanto calor?
As temperaturas elevadas em diversas áreas do Brasil têm ligação com um bloqueio atmosférico, que dificulta a atuação de sistemas meteorológicos e favorece a persistência do calor, principalmente no Sudeste, mas também nas regiões Sul e Centro-Oeste.
A onda de calor, aliada ao aumento do consumo de água na capital que chegou a 60% em algumas regiões na última semana, levou o governo de São Paulo a emitir alertas a população sobre a necessidade de economia e consumo consciente.
Essa onda de calor segue com alerta vermelho (de grande perigo) ao menos até as 18h desta segunda-feira, 29, de acordo com o Inmet.
A máxima pode chegar a 31°C, mas há um alerta para a formação de pancadas de chuva isoladas, típicas de verão, entre a tarde e a noite. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo, a previsão é de chuva de forte intensidade, com potencial de queda de árvores e alagamentos.
"O cenário reflete a atuação persistente de uma massa de ar quente, responsável por temperaturas elevadas e sucessivos recordes, especialmente em áreas urbanas, onde os efeitos do calor são potencializados", informou o Inmet.
Como fica o tempo nos próximos dias?
A temperatura tende a amenizar nos próximos dias, com a chegada de mais chuva.
Para a terça-feira, 30, a estimativa é a temperatura variar de 22ºC a 29ºC. Também há previsão de novas pancadas de chuva intensas, com trovoadas, raios, eventuais rajadas de vento e potencial para queda de granizo.
"Alerta-se para a possibilidade de formação de alagamentos intransitáveis, elevação significativa de córregos e rios, bem como queda de árvores", acrescenta o CGE.
Como será o clima na Virada do ano?
A virada do ano deve ser com chuva em São Paulo e outras regiões do Sudeste, segundo o Inmet. O calor segue intenso até os primeiros dias de 2026, mas sem os recordes de temperatura quebrados nas últimas 48 horas.
Na quarta-feira, 31, véspera do Ano Novo, a aproximação de uma frente fria pelo oceano intensifica a instabilidade em todo o leste paulista. O dia será de tempo mais instável e nublado, com temperaturas variando entre 22°C e 31°C.
Para o momento da virada, a previsão aponta risco de pancadas de chuva moderadas a fortes na região metropolitana de São Paulo.
Veja as cidades de SP que tiveram mais calor no domingo
- Pedro de Toledo: 42,1°C
- Miracatu: 41,6°C
- Itaóca: 40°C
- Pariquera-Açu: 39,9°C
- Registro: 39,8°C
- Sete Barras: 39,5°C
- Juquiá: 39,5°C
- Iporanga: 39,3°C
- São Simão: 39°C
- Barra do Turvo: 39.0°C
- Capivari: 38,7°C
- Holambra: 38,7°C
- Pereiras: 38,7°C
- Monte Alegre do Sul: 38,5°C
- Valinhos: 38,4°C
- Eldorado: 38,4°C
- Mombuca: 38,4°C
- Rio das Pedras: 38,3°C
- Elias Fausto: 38,3°C
- Porto Feliz: 38,2°C
- Santa Maria da Serra: 38,2°C
- Laranjal Paulista: 38,2°C
- Americana: 38,2°C
- Santa Bárbara d’Oeste: 38°C
- Ribeira: 38°C
- Piracicaba: 38°C
- Cabreúva: 37,9°C
- Sarapuí: 37,7°C
- Taubaté: 37,7°C
- Jacupiranga: 37,6°C
- Cachoeira Paulista: 37,6°C
- Hortolândia: 37,5°C
- São Pedro: 37,5°C
- Jaguariúna: 37,4°C
- Artur Nogueira: 37,3°C
- Paulo de Faria: 37,3°C
- Nova Odessa: 37,3°C
- Pindamonhangaba: 37,2°C
- Cosmópolis: 37,2°C
- São Paulo (Mirante): 37,2°C
- Indaiatuba: 37,2°C
- Mogi Guaçu: 37,1°C
- Limeira: 37,1°C
- Monte Mor: 37°C
- Descalvado: 37°C
- Socorro: 37°C
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
