Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Por Sofia Aguiar, Gabriel Hirabahasi, do Broadcast
[email protected]Brasília, 08/05/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou Robert Francis Prevost, que foi eleito o novo papa na tarde desta quinta-feira, 8. O petista desejou que o pontífice dê continuidade ao legado do papa Francisco.
“Quero cumprimentar o cardeal norte-americano Robert Prevost, escolhido hoje para comandar o destino da Igreja Católica, com o nome de Leão XIV”, escreveu Lula nesta tarde em publicação no X.
“Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos”, completou.
Na publicação, Lula disse que o mundo não precisa de guerra, ódio e intolerância. “Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo”, escreveu.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), também se manifestou com saudações do novo papa. Em nota, Alcolumbre disse receber “com alegria e respeito” a eleição do novo pontífice.
“Recebo com alegria e respeito a eleição de Robert Prevost, Papa Leão XIV. Que sua chegada ao pontificado seja luz para os fiéis, força para os que têm fé e esperança para todos os que acreditam em um mundo mais justo, fraterno e solidário”, afirmou.
Alcolumbre disse desejar que o papa Leão XIV “seja uma inspiração viva de paz, diálogo e amor ao próximo, guiando os povos com sabedoria, humildade e coragem diante dos desafios do nosso tempo”.
“Desejo que seu pontificado fortaleça os laços entre as nações e reavive, nos corações de todos, o poder transformador da fé, da compaixão e do bem comum”, completou, em nota divulga há pouco.
Na rede social X, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), postou mensagem dizendo que o pontífice tem como missão a "conciliação".
"Habemus Papam. Papa Leão XIV é revelado ao mundo com a missão de ampliar a conciliação e continuar o legado de Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação. Todos nós seguidores da fé cristã desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo Pontífice", escreveu.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.