Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Brasil doa armamentos e equipamentos militares para Uruguai e Paraguai

Fernando Frazão/Agência Brasil

Após aprovação do Congresso Nacional, governo irá doar  armas, helicópteros e outros equipamentos miliares ao Uruguai e Paraguai - Fernando Frazão/Agência Brasil
Após aprovação do Congresso Nacional, governo irá doar armas, helicópteros e outros equipamentos miliares ao Uruguai e Paraguai
Por Marcel Naves

12/01/2026 | 19h31 ● Atualizado | 19h32

São Paulo , 12/01/2026 - De acordo com publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira , as doações  para o Paraguai e Uruguai foram realizadas após aprovação do Congresso Nacional. As leis 15.341 e 15.338, assinadas pelo presidente Lula, tiveram origem em dois  PLs que foram  votados pelo plenário do Senado entre 2022 e 2023. A justificativa do ato foi de que a iniciativa tem por objetivo o fortalecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e os dois países vizinhos.

Leia também: Otan exibe treinamentos no Ártico em meio a tensão sobre Groenlândia

Além de dois helicópteros modelos 412 Classic, da fabricante Bell Aircraft Corporation, da Polícia Federal (PF), o Brasil doará ao Paraguai seis Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (Bccoap), modelo M108, aalém de uma passadeira flutuante de alumínio - uma espécie de ponte que pode ser montada sobre rios e outros cursos d´água -, pertencentes ao Exército. A  Armada Nacional da República Oriental do Uruguai receberá dois helicópteros Bell Jet Ranger III (IH-6B) transferidos da Marinha brasileira.

Segundo a Agência Brasil , as aeronaves e os demais equipamentos serão doados em seu “estado atual de conservação” e as despesas com o deslocamento entre o local em que se encontram atualmente e as fronteiras do Paraguai e do Uruguai serão custeadas pelo Brasil.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias