BIANCA CANADA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Por Bianca Bibiano, com Estadão Conteúdo
redacao@viva.com.brSão Paulo, 19/08/2025 - Uma mudança no tempo vai provocar a elevação de temperatura em algumas áreas do País, incluindo São Paulo. Será o chamado terceiro período veranico, de acordo a Climatempo. Na capital paulista, a expectativa é que a máxima chegue aos 29ºC a partir de quarta-feira, 20.
Esse período de temperaturas bem acima da média no inverno é chamado de veranico - e o terceiro deste ano. Já começa nesta quarta-feira, 20, e pode se estender em algumas localidades do País até a próxima segunda-feira, 25.
Leia também: Mudanças climáticas aumentam alertas sobre riscos de AVC em população 50+
"Estamos falando de calor de 38°C a 40°C para os próximos dias em quase todo o Centro-Oeste, com destaque para o Estado de Mato Grosso e parte de Goiás. O interior de São Paulo e cidades do norte e noroeste do Paraná podem ter picos de calor com máximas de 33°C a 35°C. E no Rio de Janeiro, a temperatura promete ultrapassar os 30°C a partir do meio desta semana", estima a Climatempo.
Conforme a empresa de meteorologia, o ar polar que estava presente no País está se afastando, e uma massa de ar seco está ganhando força na parte central do Brasil, criando um bloqueio atmosférico que altera a direção dos ventos no interior do País.
Anteriormente, ventos frios do sul e sudeste predominavam sobre o centro-sul do Brasil, mas agora, com o bloqueio, ventos quentes do Norte e Nordeste vão predominar, trazendo um aumento de temperatura, especialmente durante as tardes, devido ao sol forte e ao tempo aberto.
Já na região Sul, a formação de um ciclone entre a Argentina e o Uruguai leva a alta formação de nuvens, ventos fortes e temporais isolados no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina na terça-feira e quarta-feira, com possíveis aberturas de sol em algumas áreas, informa a MetSul Metereologia.
O ciclone também deve afertar o litoral e outras regiões do Estado de São Paulo, onde a Defesa Civil Estadual já realiza monitoramentos.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.