Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

CEO da COP30 diz que há sugestões sólidas sobre transição energética justa

Tânia Rêgo / Agência Brasil

CEO da COP30, Ana Toni diz que houve avanços nas negociações sobre transição energética justa no segundo dia do encontro - Tânia Rêgo / Agência Brasil
CEO da COP30, Ana Toni diz que houve avanços nas negociações sobre transição energética justa no segundo dia do encontro

Por Mateus Maia e Renan Monteiro, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 11/11/2025, às 20h03
Belém, 11/11/2025 - A CEO da Cúpula das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, Ana Toni, disse nesta terça-feira que houve avanços e sugestões sólidas nas negociações diplomáticas sobre uma transição energética justa no 2° dia de COP30 em Belém (PA).
 Em coletiva de imprensa diária, ela afirmou que a COP teve “algumas negociações sobre a transição justa, muito sólidas e concretas sugestões”.
Leia também: Ministra anuncia US$ 1 bilhão de financiamento para cidades da Região Amazônica
“Todos os tópicos são importantes nessa negociação, mas hoje, como eu disse, os dois tópicos que andaram um pouco mais foi o de gênero e o de transição justa. No tópico de gênero, foi pedido para os facilitadores trazerem um novo texto mais limpo. Já há muito corpo no tema de transição justa. O G77 acordou, teve uma posição conjunta no tema do mecanismo para uma transição”, afirmou.
 Ela atualizou o número de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) de 111 ontem para 112 hoje. Sobre as negociações, ela afirmou que houve também debates longos sobre a agenda da COP30 e que há chances de se acabar o evento com “algum consenso”.
“A gente ainda não sabe exatamente qual o formato estão surgindo das negociações, mas certamente as negociações estão sendo intensas. Tenho certeza que a gente vai chegar em algum consenso até o fim do dia”, completou.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias