Lucas Bubols/Cruzeiro
São Paulo, 09/11/2025 - O Palmeiras conseguiu abrir três pontos de vantagem na liderança do Brasileirão e agora joga com o pensamento de ampliar ainda mais essa "gordura". Para isso, terá de derrubar um dos dois únicos invictos como mandante na competição, o Mirassol. A bola rola neste domingo, às 20h30, no Estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, no interior paulista.
O plano do Palmeiras, com 68 pontos, é ao menos manter a distância para o vice-líder Flamengo que abriu depois de derrotar o Santos e ver o rival rubro-negro empatar com o São Paulo.
Melhor visitante do torneio, o Palmeiras planeja manter esse posto. Contudo, a tarefa é desafiadora, visto que enfrenta a sensação do campeonato. O Mirassol, de enxuto orçamento, mas de muita organização, começou o Brasileirão pensando em não cair e mudou a rota porque superou todas as expectativas com a iminente classificação à Libertadores.
Na quarta colocação, o time do interior de São Paulo tem 56 pontos e faz campanha histórica. É um dos dois únicos clubes invicto em casa no campeonato e quer tirar pontos do líder, ainda que tenha tropeçado nas duas últimas partidas - empate sem gols com o Botafogo e derrota para o Fluminense.
FICHA TÉCNICA
MIRASSOL X PALMEIRAS
MIRASSOL - Walter; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo; Neto Moura, Danielzinho e Shaylon; Negueba, Alesson e Chico da Costa. Técnico: Rafael Guanaes.
PALMEIRAS - Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Aníbal Moreno, Andreas Pereira e Maurício; Sosa, Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.
ÁRBITRO - Flavio Rodrigues de Souza (SP).
HORÁRIO - 20h30.
LOCAL - Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP).
Cruzeiro e Fluminense fazem um confronto de gigantes no Campeonato Brasileiro neste domingo, às 16h. Na caça aos líderes, o time mineiro busca emplacar a terceira vitória seguida e contará com o apoio de sua torcida. Já os cariocas brigam por uma vaga à Copa Libertadores, embora também possam conseguir classificação via Copa do Brasil.
O Cruzeiro está há sete jogos invicto, sendo três vitórias e quatro empates. Nos dois últimos jogos, bateu Vitória, por 3 a 1, em casa, e fora o Grêmio, por 1 a 0, resultados que levaram o time a 63 pontos, em terceiro lugar, atrás de Palmeiras (68) e Flamengo (65). Os mineiros ainda podem buscar o título, mas os dois concorrentes têm ainda um jogo atrasado.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X FLUMINENSE
CRUZEIRO - Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Eduardo e Matheus Pereira; Christian, Kaio Jorge e Arroyo. Técnico: Leonardo Jardim.
FLUMINENSE - Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Bernal (Nonato), Hércules e Lucho Acosta; Kevin Serna, Everaldo e Canobbio. Técnico: Luis Zubeldía.
ÁRBITRO - Rodrigo José Pereira de Lima (PE).
HORÁRIO - 16h.
LOCAL - Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
A 33ª rodada do Campeonato Brasileiro reserva um confronto importante neste domingo que pode movimentar as duas partes da tabela. Atrás de um resultado positivo para seguir na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores, o Botafogo visita o Vitória, que luta contra o Z-4, no Barradão, em Salvador (BA), a partir das 16h.
O Botafogo chega em alta após vencer o clássico contra o Vasco por 3 a 0, resultado que elevou o moral do time para o duelo contra o Vitória. A equipe de Davide Ancelotti está com 51 pontos.
O Vitória também entra em campo embalado depois do triunfo por 1 a 0 sobre o Internacional, rival direto na luta na parte de baixo da tabela. O time comandado por Jair Ventura soma 34 pontos, um à frente do Santos, primeiro clube na zona de rebaixamento.
Davide Ancelotti deve manter a formação que esteve em campo na última rodada, algo que tem feito com pouca frequência desde que chegou ao clube. A única posição cuja disputa segue em aberto é a de centroavante. Arthur Cabral, titular contra o Vasco, não vive grande fase e enfrenta a concorrência de Chris Ramos, outro jogador que ainda tenta se firmar.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA X BOTAFOGO
VITÓRIA - Thiago Couto; Erick, Neris, Zé Marcos e Ramon; Willian Oliveira, Ronald, Matheuzinho e Maykon Jesus; Aitor Cantalapiedra e Renato Kayzer (Renzo López). Técnico: Jair Ventura.
BOTAFOGO - Léo Linck; Vitinho, David Ricardo, Alexander Barboza e Alex Telles; Danilo, Marlon Freitas e Joaquín Correa; Santiago Rodríguez, Arthur Cabral e Savarino. Técnico: Davide Ancelotti.
ÁRBITRO - Anderson Daronco (RS).
HORÁRIO - 16h.
LOCAL - Barradão, em Salvador (BA).
Ainda sonhando com uma vaga na Libertadores, o Corinthians recebe o Ceará neste domingo, às 16h, na Neo Química Arena, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro joga as últimas fichas pela classificação sem depender do título da Copa do Brasil, mas Dorival Júnior terá uma série de desfalques para o confronto contra os cearenses.
Ao menos quatro jogadores não entram em campo neste domingo - coincidentemente, todos volantes. José Martínez e Charles foram expulsos na derrota por 2 a 1 para o Red Bull Bragantino, enquanto André Carrillo levou o terceiro cartão amarelo e também está suspenso. Já Raniele foi diagnosticado com uma lesão no músculo adutor da perna direita após exame de imagem e também não pega o Ceará.
Hugo Souza também não terá condições de jogo. Ele sofreu um trauma na coxa esquerda na partida contra o Grêmio e já não jogou diante do Bragantino. Felipe Longo será o titular. Rodrigo Garro, que deixou a última partida fazendo tratamento com gelo no joelho direito, não preocupa e vai para o jogo.
Com tantos desfalques no meio-campo, a expectativa é de que Dorival monte um time com três zagueiros, com o lateral-esquerdo Angileri ganhando a posição ao lado de João Pedro Tchoca e Gustavo Henrique. Breno Bidon e Maycon mantêm a titularidade entre os volantes.
A derrota para o Bragantino freou a sequência de três vitórias consecutivas do Corinthians. A arrancada fez o time praticamente encerrar qualquer risco de rebaixamento, mas o revés deixou o time longe de uma classificação para a Libertadores. A equipe está na décima posição, com 42 pontos, a oito do Fluminense, que tem 50 e abre o G-7.
Das seis partidas restantes no Brasileirão, o Corinthians joga quatro na Neo Química Arena. Entre as partidas em casa, o time alvinegro tem confrontos contra São Paulo e Botafogo, que também brigam por vaga na Libertadores.
Já o Ceará está invicto há duas partidas depois de acumular uma série de três derrotas consecutivas. O time cearense vem de um empate por 1 a 1 no clássico com o Fortaleza, marcando nos acréscimos - foi também nos minutos finais que o Corinthians foi derrotado pelo Bragantino. O gol foi de Pedro Raul, artilheiro do time no Brasileirão com 10 gols.
Emprestado pelo Corinthians, Pedro Raul não poderá jogar pelo Ceará neste domingo por questões contratuais. Outro desfalque importante é o meio-campista Vina, que recebeu o terceiro cartão amarelo e não joga. O Ceará está na 13ª colocação com 39 pontos e pode igualar a pontuação corintiana se aprontar em Itaquera.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X CEARÁ
CORINTHIANS - Felipe Longo; João Pedro Choca, Gustavo Henrique e Angileri; Matheuzinho, Breno Bidon, Maycon e Matheus Bidu; Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.
CEARÁ - Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor, Willian Machado e Matheus Bahia; Zanocelo, Richardson e Fernando Sobral; Galeano, Pedro Henrique e Aylon. Técnico: Léo Condé.
ÁRBITRO - Felipe Fernandes de Lima (MG).
HORÁRIO - 16h.
LOCAL - Neo Química Arena, em São Paulo (SP).
O Santos chega ao Maracanã pressionado pela permanência na Série A e embalado pelo retorno de Neymar, ausente na derrota para o Palmeiras no Allianz Parque. O duelo contra o Flamengo, neste domingo, às 18h30, marca uma das partidas mais decisivas da 33ª rodada, com o time paulista afundado no Z-4 e o clube carioca mirando a liderança do campeonato.
A equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda precisa alcançar desempenho superior a 50% nos sete jogos finais para chegar aos 45 pontos, marca considerada mínima para evitar o rebaixamento. Hoje, o aproveitamento santista é de apenas 35,5%. Como visitante, a situação é ainda mais delicada: três vitórias, quatro empates e nove derrotas, número que reforça o peso do desafio no Rio.
Apesar do cenário negativo, o Santos tem um ponto a seu favor: foi um dos poucos que derrotaram o Flamengo, em triunfo no primeiro turno por 1 a 0 com gol de Neymar. Essa vitória é tratada internamente como prova de que a equipe pode competir em alto nível, ainda que o momento atual inspire preocupação. O time ocupa a 17ª posição, com 33 pontos, um a menos que o Vitória.
O Flamengo, por sua vez, encara o confronto como crucial para não deixar o Palmeiras abrir vantagem. Com 65 pontos, o time carioca segue três atrás do líder, que tem duas vitórias a mais na tabela de desempate. A equipe de Filipe Luís busca consistência após oscilações recentes.
Neymar volta ao time santista após ser poupado no clássico e deve ser o principal articulador ofensivo. Billal Brahimi também foi relacionado, depois de ter ficado de fora da lista contra o Palmeiras. Luan Peres está liberado após cumprir suspensão, enquanto JP Chermont entra na vaga de Mayke, suspenso. Já Victor Hugo não pode jogar por pertencer ao Flamengo, abrindo mais um espaço no meio-campo.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X SANTOS
FLAMENGO - Rossi; Emerson Royal (Varela), Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Saúl e Arrascaeta; Carrascal, Bruno Henrique e Samuel Lino. Técnico: Filipe Luís.
SANTOS - Gabriel Brazão; JP Chermont, Alexis Duarte, Luan Peres e Souza; Willian Arão, Zé Rafael e Neymar; Barreal, Lautaro Díaz e Robinho Jr.. Técnico: Juan Vojvoda.
ÁRBITRO - Sávio Pereira Sampaio (DF)
DATA - 09/11 (Domingo)
HORÁRIO - 18h30
LOCAL - Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Trabalho