Dados do IBGE mostram que tarifaço afetou setores de madeira e móveis

Julia Volk / Pexels

Segundo o IBGE, exportações de madeira caíram 8,6% de julho para agosto; para o Instituto, situação ainda é pontual - Julia Volk / Pexels
Segundo o IBGE, exportações de madeira caíram 8,6% de julho para agosto; para o Instituto, situação ainda é pontual

Por Daniela Amorim, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 03/10/2025, às 12h36
Rio, 03/10/2025 - O tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a exportadores brasileiros afetou em agosto alguns segmentos da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 Segundo André Macedo, gerente da pesquisa, os questionários referentes a julho já tinham mostrado alguns informantes sinalizando influência do tarifaço nas expectativas e na produção futura, mas agora houve registros mais relevantes em atividades mais exportadoras, como madeira, móveis e indústria extrativa.

Leia também: Governo adia por 2 meses recolhimento do Simples de empresas afetadas por tarifaço

"Isso apareceu no mês de agosto, pontualmente já tinha aparecido no mês de julho. Agora, no mês de agosto, aparece com mais clareza. Isso ainda é pontual, não é predominante dentro das informações coletadas pela pesquisa, aparece especialmente nos informantes mais voltados para exportação", explicou Macedo.
 Segundo ele, em agosto, questionários mostraram informantes apontando o tarifaço como justificativa para uma redução do nível de produção.
 Na passagem de julho para agosto, a produção industrial cresceu 0,8%. A fabricação de produtos de madeira encolheu 8,6%; extrativas caíram 0,3%; móveis tiveram apenas ligeira alta de 0,1%.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias