Governo adia por 2 meses recolhimento do Simples de empresas afetadas por tarifaço

Adobe Stock

Os pagamentos de tributos por empresas afetadas pelo tarifaço previstos para setembro ficam adiados para 21 de novembro - Adobe Stock
Os pagamentos de tributos por empresas afetadas pelo tarifaço previstos para setembro ficam adiados para 21 de novembro

Por Eduardo Rodrigues, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 03/09/2025, às 09h11
Brasília, 03/09/2025 - O Comitê Gestor do Simples Nacional adiou por dois meses o recolhimento de tributos das empresas afetadas pelo tarifaço do governo dos Estados Unidos, com alíquotas adicionais de 50% sobre produtos brasileiros. De acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União, os pagamentos previstos para setembro ficam adiados para 21 de novembro, e os recolhimentos de outubro para 22 de dezembro. 
Leia também: Investigação dos EUA contra Brasil por tarifaço terá primeira audiência pública
Os pagamentos mensais relativos a parcelamentos administrados pela Receita Federal e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) também serão diferidos. As parcelas com vencimento em setembro ficam adiadas para o último dia útil de novembro, e as com vencimento em outubro para o último dia útil de dezembro.
As medidas valem para as empresas optantes pelo Simples afetadas pelo tarifaço cujo porcentual de faturamento bruto decorrente de exportações para os Estados Unidos entre julho de 2024 e junho de 2025 seja igual ou superior a 5% do faturamento total.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias