Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Em Brasília, 80% das transações com cartão são por aproximação, segundo Visa

Envato

As transações presenciais de turistas locais e moradores de cidades-satélites cresceram mais de 20% em relação ao mesmo período de 2024 - Envato
As transações presenciais de turistas locais e moradores de cidades-satélites cresceram mais de 20% em relação ao mesmo período de 2024

Por Por Marianna Gualter, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 22/10/2025, às 18h30 - Atualizado às 18h49

Brasília, 22/10/2025 - Oito em cada dez transações presenciais com cartões em Brasília são realizadas por aproximação. A frequência é maior do que a média nacional, de sete em cada dez. Os dados constam em levantamento realizado pela Visa Consulting & Analytics, braço de consultoria da empresa, e se referem ao 1º semestre de 2025.

No intervalo, o volume de transações por aproximação na capital federal cresceu 35% em relação ao ano passado. O crescimento ocorreu em diversos setores, mas foi impulsionado, principalmente, pelo transporte público. As transações por aproximação no segmento cresceram 10 vezes.

Leia também: Metade dos brasileiros das classes A, B e C tem dívidas no cartão de crédito

No segundo semestre de 2024, houve a implementação de um serviço que permite o pagamento por aproximação nos ônibus da capital. A tecnologia utilizada foi desenvolvida pela Visa em parceria com o BRB.

"Muito da missão que a gente assumiu nesta colab é para que Brasília seja uma cidade do futuro, no sentido de mobilidade inteligente", afirmou a vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa do Brasil, Vanessa Antunes, em almoço realizado com jornalistas nesta quarta-feira, 22. "Que a gente consiga trazer esse tipo de tecnologia de transação não só na ótica de mobilidade urbana, mas na jornada completa do cidadão aqui."

O levantamento da Visa Consulting & Analytics também indica que o número total de transações com credenciais Visa cresceu mais de 20% em Brasília entre janeiro e junho de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. Nas transações online, o avanço foi superior, de 80%.

A análise também observou o comportamento de turistas brasileiros e estrangeiros na capital federal. As transações presenciais de turistas locais e moradores de cidades-satélites cresceram mais de 20% em relação ao mesmo período de 2024. Em paralelo, os pagamentos presenciais realizados por portadores de cartões Visa emitidos fora do Brasil avançaram cerca de 20%, com destaque para o aumento de 30% observado em fevereiro de 2025 na comparação anual.

Entre as transações realizadas por turistas brasileiros, Goiás lidera a origem dos portadores, com destaque para cidades como Valparaíso de Goiás, Águas Lindas e Luziânia. Na sequência, aparecem São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias