Governo brasileiro decreta luto oficial de 3 dias por morte de Mujica

Reprodução Instagram pessoal

José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, faleceu aos 89 anos - Reprodução Instagram pessoal
José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, faleceu aos 89 anos

Por Sandra Manfrini, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 14/05/2025, às 07h33

Brasília, 14/05/2025 - O governo brasileiro decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento do ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta terça-feira e é assinado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin.

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, por meio de nota, a morte de Mujica, aos 89 anos. "Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje, nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados. Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego", declarou Lula, que está em missão oficial na China.

Em nota, o Palácio do Planalto lembrou que, em dezembro de 2024, Lula condecorou Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros.

O último encontro do presidente brasileiro com o uruguaio ocorreu há cerca de dois meses, em março, por ocasião da viagem de Lula para participar da cerimônia de posse do presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias