Foto: Reprodução Instagram pessoal
Por Pedro Lima e Gabriel de Sousa, do Broadcast
[email protected]São Paulo, 13/05/2025 - O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica morreu nesta terça-feira, aos 89 anos. A notícia foi confirmada nas redes sociais pelo atual presidente do país, Yamandú Orsi. "Com profunda dor, comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referência e líder. Vamos sentir muito a sua falta, querido Velho. Obrigado por tudo o que nos deu e por seu profundo amor pelo seu povo", escreveu Orsi.
Ontem, em entrevista à imprensa uruguaia, a ex-vice-presidente e esposa de Mujica, Lucía Topolanski, havia revelado que o ex-mandatário estava em "fase terminal" de um câncer no esôfago e recebia cuidados paliativos para o alívio da dor. Segundo ela, a equipe médica fazia o possível para que Mujica se sentisse "da melhor maneira possível".
A causa oficial da morte ainda não foi divulgada.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro lamentou a morte de Mujica. Segundo o Itamaraty, o ex-presidente uruguaio foi um “grande amigo do Brasil”, compromissado com a “construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária e constitui exemplo para todos e todas”.
O Itamaraty também destacou um encontro que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve com Mujica em dezembro, quando o petista condecorou o líder uruguaio com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria oferecida pelo Brasil a estrangeiros. Na ocasião, Lula falou que ele era “a pessoa mais extraordinária” entre os ex-presidentes com o qual conviveu.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, lamentou a morte do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica. Segundo Haddad, o líder uruguaio deixou um legado de esperança e um “convite a um humanismo radical”. Ele governou o país vizinho entre 2010 e 2015.
“Mujica aliou a coragem à doçura, a luta à compaixão. Deixa um legado de esperança, um convite a um humanismo radical. Meus sentimentos ao planeta Terra”, disse Haddad.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.