Incêndio florestal de grandes proporções atinge Patagônia Argentina e queima 5,5 mil hectares
Matias Garay/Greenpeace
Por Estadão Conteúdo
11/01/2026 | 12h03
São Paulo, 11/01/2026 - Um incêndio de grandes proporções tem se espalhado há quase uma semana por uma vasta área da Patagônia argentina. Desde a última segunda-feira até este domingo, as chamas já haviam consumido mais de cinco mil hectares de mata nativa, ou 55 quilômetros quadrados. A área é equivalente a 7,7 mil campos de futebol.
A região atingida é conhecida como Comarca Andina, no sul do país, e é considerada um dos principais destinos turísticos da Cordilheira dos Andes. Nos últimos anos, a região tem enfrentado eventos climáticos extremos, incluindo outros incêndios.
Segundo o governo da província de Chubut, 3 mil turistas e 15 famílias da região foram evacuados. Além disso, 10 casas foram destruídas.
“Nas próximas horas, os trabalhos continuarão nos setores mais críticos do incêndio, com o reforço das linhas de aceiros, o resfriamento de focos quentes e a abertura e ampliação de estradas”, afirmou o governador da província, Ignacio Torres, em publicação no X.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
