Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Como evitar incêndios em casa: 15 dicas simples que podem salvar vidas

Foto: Envato Elements

A prevenção é a forma mais eficaz de proteger sua casa e sua família - Foto: Envato Elements
A prevenção é a forma mais eficaz de proteger sua casa e sua família

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 07/11/2025, às 08h19

São Paulo, 07/11/2025 - A segurança dentro de casa começa com atitudes simples e, quando o assunto é prevenção de incêndios domésticos, pequenos cuidados podem fazer toda a diferença, afinal, a maioria dos casos poderiam ser evitados se medidas básicas de atenção fossem adotadas no dia a dia.

Confira, a seguir, 15 dicas da Defesa Civil de Curitiba para evitar acidentes e agir da maneira correta em situações de risco.

Leia também: Esses eletrodomésticos nunca devem ser ligados em extensões elétricas

Cuidados com a eletricidade

  1. Faça revisões periódicas na rede elétrica e contrate um eletricista qualificado. Fiação antiga, tomadas e disjuntores precisam ser verificados regularmente para evitar superaquecimento.
  2. Use com moderação aparelhos que geram calor, como ferro de passar, chuveiro e aquecedor. Ligar vários deles ao mesmo tempo pode sobrecarregar a rede.
  3. Evite o uso de “T” ou benjamins. Prefira filtros de linha certificados pelo Inmetro, que possuem fusíveis de proteção contra picos de energia.
  4. Nunca carregue celular ou notebook em cima da cama. As baterias podem superaquecer e causar incêndios. Prefira superfícies rígidas e bem ventiladas.
  5. Durante tempestades, retire os aparelhos da tomada. Oscilações de energia podem danificar equipamentos e até provocar curtos-circuitos.

Leia também: 5 eletrodomésticos que você deve desligar da tomada para evitar incêndios

Cuidados com o uso do gás

  1. Faça manutenção regular da rede de gás. Verifique mangueiras, registros e botijões, sempre com a ajuda de um profissional credenciado.
  2. Troque mangueiras e registros a cada cinco anos e use apenas produtos com selo do Inmetro.
  3. Compre botijões de revendedores autorizados. Nunca aceite produtos amassados, com vazamento ou sem lacre.
  4. Suspeitou de vazamento? Abra portas e janelas imediatamente e não acenda luzes, isqueiros ou qualquer chama.
  5. Instale aquecedores a gás em locais ventilados. Áreas como lavanderias e quintais são ideais, sempre longe de produtos inflamáveis e eletrodomésticos.

Cuidado na cozinha

  1. Nunca deixe panelas no fogo sem supervisão. Boa parte dos incêndios começa em fogões esquecidos.
  2. Cuidado com o descarte de bitucas de cigarro. Certifique-se de que estão totalmente apagadas antes de jogar fora.
  3. Jamais coloque metal ou papel alumínio no micro-ondas. O contato com ondas eletromagnéticas pode gerar faíscas e causar fogo.
  4. Use velas com segurança. Dê preferência a copos altos e mantenha-as longe de cortinas, tapetes e móveis. Antes de sair do ambiente, apague todas.
  5. Invista em luzes de emergência. Elas substituem as velas durante quedas de energia e reduzem riscos.

Leia também: Compartilhar tomadas com eletrodomésticos de alto consumo pode causar até incêndio

Situações como cheiro forte de gás, armazenamento irregular de botijões ou fumaça incomum devem ser comunicadas à Defesa Civil pelo telefone 199.

Já em casos de incêndio domésticos, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias