São Paulo, 23/08/2025 - O serviço postal da Itália, o Poste Italiane, informou em comunicado que a partir deste sábado, 23 de agosto, será forçado a suspender temporariamente a aceitação de todas as remessas contendo mercadorias com destino aos EUA. A medida acontece devido a alteração de regras alfandegárias americanas, que prevê que a isenção de minimis (itens de baixo valor) para bens avaliados em até US$ 800 será retirada a partir de 29 de agosto próximo.
Na Suécia e na Dinamarca, a suspensão também foi anunciada pelo comunicado da Postnord, empresa nórdica de logística. O chefe de Marca e Comunicação do Grupo PostNord, Björn Bergman, disse que a pausa foi "infeliz, mas necessária para garantir total conformidade com as regras recém-implementadas."
França e Áustria seguirão um caminho semelhante na segunda-feira, e, na terça-feira, será a vez do Reino Unido aumentar o grupo que conta com a Alemanha.
Na Holanda, o porta-voz da PostNL, Wout Witteveen, afirmou que a administração do presidente americano, Donald Trump, está avançando com as novas tarifas, apesar de as autoridades dos EUA não terem um sistema para coletá-las. Ele disse que a PostNL está trabalhando em estreita colaboração com seus homólogos dos EUA para encontrar uma solução. "Se você tem algo para enviar para a América, deve fazê-lo hoje", disse Witteveen à Associated Press.
A PostEurop, uma associação de 51 operadores postais públicos europeus, disse que, se nenhuma solução for encontrada até 29 de agosto, todos os seus membros provavelmente seguirão o mesmo caminho.
Na Ásia, a Índia anunciou neste sábado a suspensão temporária de serviços para os EUA.