São Paulo, 31/08/2025 - Os líderes da China, Xi Jinping, e da Índia, Narendra Modi, teriam conversado em um reunião paralela à Organização de Cooperação de Xangai, onde se reúnem neste domingo, 31, e segunda, 1º. Segundo a mídia estatal Xinhua, Xi disse a Modi que a China não era uma ameaça à Índia.
"China e Índia são parceiras de cooperação, não rivais", disse o líder chinês, durante a reunião em
Tianjin, no norte da China. As duas nações "são oportunidades de desenvolvimento uma para a outra, e não ameaças", afirmou.
A tentativa de reconciliação com Modi ocorre no momento em que Xi Jinping busca usar a reunião da Organização de Cooperação de Xangai, cujos outros participantes incluem os líderes do Irã, Paquistão e países do centro-sudeste asiático, como uma demonstração de solidariedade regional.
"Nossa cooperação está ligada aos interesses de 2,8 bilhões de pessoas dos nossos dois países", disse Narendra Modi a Xi Jiping. Modi está fazendo sua primeira viagem à China em sete anos.
O primeiro-ministro indiano disse que os esforços de distensão incluíam a retomada de voos diretos entre os dois países e um acordo para aliviar a tensão na fronteira. "Após o desengajamento na fronteira, uma atmosfera de paz e estabilidade agora está estabelecida", disse o líder indiano.