Lula deixa hospital após cirurgia e retoma atividades na segunda-feira
Ricardo Stuckert / PR
30/01/2026 | 11h03
Brasília, 30/01/2026 - A Secretaria de Comunicação Social da Presidência informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Segundo a Secom, a cirurgia “ocorreu sem intercorrências”.
O presidente ficará na Granja do Torto nesta sexta-feira, 30, e no fim de semana. Lula retoma as atividades de rotina na segunda-feira, 2.
Leia também: Lula vai operar de catarata: entenda para que serve e como é a cirurgia
A Secom divulgou a nota sobre a cirurgia do presidente às 10h29. Lula deixou o hospital onde passou pela cirurgia às 10h04. O presidente havia chegado ao local por volta das 7h20 para o procedimento.
O CBV Hospital de Olhos, onde Lula fez o procedimento, fica na Asa Sul, em Brasília, próximo ao hospital Sírio-Libanês.
Em 2020, Lula foi submetido a uma cirurgia de catarata no olho direito. Naquela oportunidade, estava atuando na campanha do PT para eleger prefeitos e vereadores nas eleições municipais daquele ano.
O que diz a Secom
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou nesta sexta-feira, 30 de janeiro, cirurgia de catarata no olho esquerdo. O procedimento, no CBV Hospital de Olhos, em Brasília, ocorreu sem intercorrências e o presidente já recebeu alta hospitalar. Ele permanecerá esta sexta-feira e o fim de semana na Granja do Torto. Retorna às atividades de rotina na segunda-feira (2). O presidente segue com acompanhamento habitual pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.”
(Por Gabriel Hirabahasi)
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
