Lula lidera cenários no segundo turno, mas vantagem cai, diz Genial/Quaest
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
14/01/2026 | 11h57 ● Atualizado | 12h06
Brasília, 14/01/2026 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 45% das intenções de voto contra 38% de Flávio Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno nas eleições de 2026, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 14.
No levantamento anterior, divulgado em 16 de dezembro, Lula tinha 46% e Flávio, 36%.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 8 de janeiro com o número BR-00835/2026.
Leia também: Lula escolhe advogado geral da Petrobras para ser novo ministro da Justiça
A Quaest fez diferentes cenários eleitorais estimulados, dependendo de governadores de direita que podem se lançar candidatos à Presidência, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), e o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD-PR).
Nas simulações de segundo turno, Lula tem de 5 a 20 pontos porcentuais de vantagem em relação aos adversários. A seguir, os cenários:
- Lula 45% x 38% Flávio;
- Lula 44% x 39% Tarcísio;
- Lula 43% x 36% Ratinho;
- Lula 44% x 33% Caiado;
- Lula 46% x 31% Zema.
- Lula 46% x 26% Renan Santos.
- Lula 45% x 27% Aldo Rebelo.
A pesquisa também aponta a rejeição dos candidatos. No caso de Lula, 44% conhecem e votariam nele, enquanto outros 54% o conhecem e o rejeitam.
Flávio conta com a maior rejeição (54%), mas a quantidade de eleitores que não votariam nele caiu em relação à última pesquisa (60%). Outros 34% o conhecem e votariam. Entre os entrevistados, 26% conhecem Tarcísio e votariam nele, e 43% o conhecem e o rejeitam.
Lula lidera em todos cenários de primeiro turno
Lula lidera todos os cenários de primeiro turno se as eleições fossem hoje. Os porcentuais de intenção de voto em Lula vão de 36% a 39%, a depender dos adversários. O senador Flávio Bolsonaro figura em segundo lugar em todos os cenários em que foi testado, variando entre 23% e 32%. das intenções.
A pesquisa analisou sete cenários distintos, dos quais seis incluem Flávio. Em todos eles, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fica em segundo lugar, atrás apenas de Lula.
No primeiro cenário, Lula teria 36% das intenções de voto se disputasse contra Flávio (23%), Tarcísio (9%), e Ratinho Jr. (7%). No levantamento anterior, divulgado em 16 de dezembro, Lula tinha 41% das intenções de voto contra 23% de Flávio e 13% de Ratinho Jr.
No cenário em que tanto Flávio como Ratinho Jr., Caiado e Zema saem candidatos, Lula teria 35% das intenções de voto; Flávio, 26%; Ratinho, 9%; Caiado 4% e Zema 3%.
No único cenário que exclui Flávio e inclui Tarcísio, Caiado, Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC), o atual presidente tem 39% contra 27% de Tarcísio, 5% de Caiado, 4% de Santos e 3% de Rebelo.
A Quaest testou diferentes possibilidades que mantém Flávio como candidato, mas variam os demais candidatos de direita. Entre os cenários testados, Lula teria maior porcentual de intenção de voto (40%) se disputasse contra Flávio (23%), Tarcísio (14%), Renan (2%) e Aldo (2%).
Trocando Tarcísio por Ratinho, Lula teria 37%; Flávio, 28%; Ratinho, 11%; Renan, 2%; e Aldo, 2%. Com Zema, Lula teria 39%; Flávio, 32%, e Zema, 5%. Contra Caiado, Lula tem 38% das intenções de voto; Flávio, 31%; e Caiado, 5%.
(Por Lavínia Kaucz e Gabriel Sousa)
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
