MEC nega prorrogação no prazo para implementação do novo marco do EAD
Adobe Stock
Por Wilian Miron, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 11/08/2025 - O Ministério da Educação negou que haverá prorrogação de prazo para a entrada em vigor das novas regras do Ensino a Distância (EaD), após rumores no mercado de que a Pasta estaria prestes a anunciar uma extensão no período.
Desde o início de agosto circulava entre gestores de instituições de ensino superior o comentário sobre uma eventual postergação. Nessas circunstâncias, executivos da Cogna chegaram a falar sobre a possibilidade de o governo dar mais prazo para as universidades se adequarem.
Procurado pela Broadcast, o MEC informou que "não há prorrogação de prazo para a entrada em vigor das novas regras", e que o decreto prevê um período de transição de dois anos para a completa implementação da nova política do ensino a distância. “Este prazo está em curso”, diz trecho da resposta do Ministério.
Acrescentou, ainda, que existem alguns prazos intermediários, como a criação de novos cursos semipresenciais e o início do processo de desativação de cursos EAD, que demandam ajustes técnicos no sistema de tramitação de processos regulatórios, também já em andamento.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
