Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Governo anuncia R$ 9,8 bi para adaptação do SUS às mudanças climáticas

Foto: Carolina Antunes/Ministério da Saúde

Ministro da saúde apresenta investimentos que integram o AdaptaSUS, plano que foi apresentado na COP30 - Foto: Carolina Antunes/Ministério da Saúde
Ministro da saúde apresenta investimentos que integram o AdaptaSUS, plano que foi apresentado na COP30
Emanuele Almeida
Por Emanuele Almeida

Publicado em 01/12/2025, às 09h42

São Paulo, 01/12/2024 – O Ministério da Saúde anunciou o investimento de R$ 9,8 bilhões em ações para a adaptação do Sistema Único de Saúde (SUS) às mudanças climáticas. O anúncio, que envolve a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos, foi feito no domingo, 30, durante o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão).

As ações integram o AdaptaSUS, plano que foi apresentado na COP30, em Belém, projetado para reunir ações de curto, médio e longo prazo, com o objetivo de fortalecer os sistemas de alerta, a ampliação da vigilância e a capacitação das equipes, assim como ampliar a realização de obras em áreas vulneráveis. Além de investimentos em pesquisa e na criação de plataformas integradas de dados. Ao todo, o projeto estabelece 27 metas e 93 ações a serem implementadas até 2030.

"A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos. Para nós, debater saúde e clima é uma questão de equidade. Precisamos de um sistema que se antecipe, responda e se adapte às mudanças climáticas para garantir atendimento a todos”, ressaltou Padilha durante o evento.

Leia também: Risco climático: 1 em 12 hospitais pode sofrer paralisação total, diz relatório

Durante o evento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também lançou o Guia Nacional de Unidades de Saúde Resilientes, que contém orientações sobre a construção e a adaptação de unidades básicas de saúde (UBS), unidades de pronto atendimento (UPA) e hospitais para resistirem a eventos climáticos.

Este documento passa a integrar projetos do Novo PAC Saúde, programa voltado para investimentos na infraestrutura e serviços de saúde pública do Brasil, com diretrizes sobre estruturas reforçadas, autonomia de energia e água, inteligência predial e padrões de segurança.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias