'O Agente Secreto' é indicado a Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro
Divulgação/Victor Jucá
Publicado em 08/12/2025, às 10h48 - Atualizado às 11h44
São Paulo, 08/12/2025 – O filme nacional "O Agente Secreto", do diretor Kleber Mendonça Filho, foi indicado nesta segunda-feira a três categorias do Globo de Ouro: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, para Wagner Moura.
A premiação da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood é considerada um termômetro para o Oscar. A celebração está marcada para 11 de janeiro de 2026.
No ano passado, "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, também foi indicado a Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas perdeu para o francês "Emilia Perez". Entretanto, o longa fez história ao garantir a vitória de Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
"O Agente Secreto" acompanha a história de Marcelo, interpretado por Wagner Moura, que deixa São Paulo em busca de refúgio na capital pernambucana, Recife, na década de 1970, durante a Ditadura Militar. No início do longa, pouco se sabe sobre o passado e as motivações do personagem, que age como fugitivo. A trama resgata a memória de um período de apagamento.
Quem são os concorrentes?
Melhor Filme de Drama
- Frankenstein
- Hamnet
- Foi Apenas um Acidente
- O Agente Secreto
- Valor Sentimental
- Pecadores
Melhor Ator em Filme de Drama
- Joel Edgerton (Sonhos de Trem)
- Oscar Isaac (Frankenstein)
- Dwayne Johnson (Coração de Lutador)
- Michael B. Jordan (Pecadores)
- Wagner Moura (O Agente Secreto)
- Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido)
Melhor Filme em Língua Não Inglesa
- Foi Apenas um Acidente
- Sem Outra Chance
- O Agente Secreto
- Valor Sentimental
- Sirat
- A Voz de Hind Rajab
- Reconhecimento no circuito internacional
"O Agente Secreto" tem consolidado o reconhecimento no circuito internacional no último mês. No domingo, 7, faturou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa do Los Angeles Critics Association Awards (Lafca).
Na semana passada, a produção foi premiada como Melhor Filme Internacional pela associação de críticos de Nova York, o New York Film Critics Circle, que também entregou a Wagner Moura o prêmio de melhor ator.
O filme também conquistou duas indicações ao Critic's Choice Awards, prêmio da associação de críticos americanos e canadenses; e uma indicação, na categoria de melhor filme internacional, ao Spirit Awards, prêmio do cinema independente. Perdeu, porém, no Gotham Awards, também voltado às produções independentes.
Exibido pela primeira vez em maio no Festival de Cinema de Cannes, na França, o longa de Mendonça Filho conquistou os holofotes internacionais aos vencer os prêmios de Melhor Ator e Melhor Direção. Nos cinemas brasileiros, estreou em 6 de novembro.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
