Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Parlamentares dos EUA viajarão à Dinamarca em meio a pressões sobre Groenlândia

Envato

Os parlamentares devem se reunir com autoridades de alto escalão dos governos da Dinamarca e da Groenlândia, além de líderes empresariais - Envato
Os parlamentares devem se reunir com autoridades de alto escalão dos governos da Dinamarca e da Groenlândia, além de líderes empresariais
Por Broadcast

12/01/2026 | 18h24 ● Atualizado | 18h54

Washington (EUA), 12/01/2026 - Uma delegação bipartidária do Congresso dos Estados Unidos viajará a Copenhague, na Dinamarca, ainda nesta semana na tentativa de demonstrar unidade entre os Estados Unidos e o país nórdico, enquanto o presidente americano Donald Trump continua a ameaçar tomar a Groenlândia.

O senador Chris Coons, democrata de Delaware, lidera a viagem de pelo menos nove parlamentares, incluindo o senador republicano Thom Tillis, da Carolina do Norte. O grupo estará em Copenhague na sexta-feira e no sábado, segundo um assessor do Congresso familiarizado com o planejamento da viagem. Ele afirma que os parlamentares devem se reunir com autoridades de alto escalão dos governos da Dinamarca e da Groenlândia, além de líderes empresariais.

Leia também: Repressão a protestos no Irã eleva número de mortos a 500, dizem ativistas

As tensões entre Washington, Dinamarca e Groenlândia aumentaram neste mês, à medida que Trump e sua administração pressionam a questão e a Casa Branca considera uma série de opções - inclusive o uso da força militar - para adquirir a vasta ilha no Ártico.

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, advertiu que uma eventual tomada americana da Groenlândia significaria o fim da Otan. O líder da Groenlândia também divulgou outro comunicado nesta segunda-feira, afirmando que a Groenlândia faz parte do Reino da Dinamarca e integra a Otan por meio do Estado dinamarquês.

Ao mesmo tempo, diplomatas da Dinamarca e da Groenlândia devem viajar a Washington ainda nesta semana para reuniões.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias