Ministério da Justiça e Direitos Humanos do Peru
Por Broadcast
redacao@viva.com.brLima, 09/08/2025 - O Peru anunciou que apresentará uma nota diplomática de protesto à Colômbia, acusando-a de violar seu espaço aéreo, com um sobrevoo de um avião militar colombiano ao redor da Ilha de Santa Rosa, no Rio Amazonas, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. A área é disputada pelos dois países andinos.
O primeiro-ministro peruano, Eduardo Arana, assegurou aos jornalistas que, na quinta-feira, enquanto estava em Santa Rosa, foi observada uma aeronave que voou ao redor da ilha. Após verificarem a matrícula, descobriram que era uma nave militar colombiana.
Leia também: MPF faz acordo com Starlink para coibir uso de internet por garimpo ilegal na Amazônia
“É um fato que nos causou surpresa e indignação, porque não tivemos conhecimento oficial dessa nave”, indicou Arana. Ele acrescentou que as explicações via diplomática e militar recebidas da Colômbia a esse respeito “não satisfazem o governo peruano”.
O ministro da Defesa peruano, Walter Astudillo, disse que uma torre de controle militar peruana identificou a aeronave como um A-29 Supertucano, desenvolvido pela Embraer e que é usado no combate ao narcotráfico, que sobrevoou a 300 metros de altura. Indicou que os militares colombianos comentaram que a incursão “não foi intencional”.
Não houve, por enquanto, um pronunciamento público de Bogotá sobre o assunto.
O território em disputa é uma pequena ilha de mais de 27 quilômetros quadrados no meio do Amazonas, que surgiu em meados do século passado. Hoje, cerca de 3.000 pessoas vivem nela, distribuídas em mais de 10 aldeias.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.