Portugal escolhe entre moderado e populista em 2º turno da eleição
Envato
08/02/2026 | 10h17
Lisboa, 08/02/2026 - O candidato socialista de centro-esquerda, António José Seguro, é fortemente favorito para derrotar o populista de extrema-direita, André Ventura, no segundo turno da eleição presidencial de Portugal neste domingo, 8, em uma votação que testará a profundidade do apoio ao estilo político ousado de Ventura.
Leia também: Eleições 2026: saiba como tirar o título de eleitor online sem sair de casa
Pesquisas de opinião recentes sugerem que Seguro obterá o dobro de votos de Ventura no confronto direto entre os dois principais candidatos na primeira rodada de votação do mês passado, quando nenhum dos 11 concorrentes capturou mais de 50% dos votos necessários para a vitória.
Mas chegar ao segundo turno já é um marco para Ventura e seu partido Chega, que rapidamente se tornou uma força significativa na política portuguesa durante uma mudança mais ampla para a direita na Europa.
As urnas abriram às 8h, horário local (5h no horário de Brasília), em um dia majoritariamente nublado, e devem fechar 12 horas depois, quando as emissoras portuguesas devem publicar pesquisas de boca de urna. A maioria dos resultados oficiais é esperada até as 23h. Cerca de 11 milhões de portugueses estão aptos a votar. (Fonte: The Associated Press)
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
