Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Eleições 2026: saiba como tirar o título de eleitor online sem sair de casa

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Para emitir o título de eleitor sem sair de casa é só acessar o sistema TítuloNet - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Para emitir o título de eleitor sem sair de casa é só acessar o sistema TítuloNet
Por Alexandre Barreto

08/02/2026 | 09h40

São Paulo, 08/02/2026 - Em todo ano de eleição, muita gente lembra da importância de ter o título de eleitor em dia. A boa notícia é que o documento pode ser solicitado sem precisar sair de casa. Todo o processo é feito de forma simples e gratuita pelo sistema TítuloNet, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia também: Prazo para biometria nas eleições termina em maio; saiba como fazer

Como tirar o título de eleitor online

Para emitir o título pela primeira vez, é só acessar o sistema TítuloNet:

  • Escolha a opção “não tenho” e preencha as informações solicitadas, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
  • Durante o cadastro, o sistema solicita o envio de quatro fotos: uma selfie segurando um documento de identificação, as imagens da frente e do verso desse documento e um comprovante de residência.
  • Homens entre 18 e 45 anos também precisam anexar o comprovante de quitação militar.
  • As fotos devem estar bem nítidas. Caso contrário, o pedido pode ser recusado.
  • Depois do envio, o andamento da solicitação pode ser acompanhado online, informando o número de protocolo na aba “Acompanhar Requerimento”.

Com o pedido aprovado, o eleitor pode baixar o aplicativo e-Título, disponível gratuitamente para Android e iOS. Ele substitui o documento em papel e reúne todas as informações eleitorais em formato digital.

Leia também: Título de eleitor: veja como atualizar informações

Segundo a Constituição Federal, o voto se torna obrigatório a partir dos 18. Quem não tira ou regulariza o título pode ter restrições, como não conseguir tirar passaporte, assumir cargos públicos, participar de concursos ou receber salários de funções ligadas ao governo.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias