Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Preço de medicamento hospitalar cai 0,63% em 2025, aponta índice da Fipe

Adobe Stock

Para a Fipe, resultado anual negativo do IPM-H indica um movimento mais amplo de ajuste nos preços dos medicamentos hospitalares - Adobe Stock
Para a Fipe, resultado anual negativo do IPM-H indica um movimento mais amplo de ajuste nos preços dos medicamentos hospitalares
Por Estadão Conteúdo

14/01/2026 | 18h26

São Paulo, 14/01/2026 - Os preços de medicamentos para hospitais caíram 0,01% em dezembro ante novembro e fecharam 2025 em baixa de 0,63%, segundo o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com dados transacionais da Bionexo.

Foi a segunda vez em que o indicador registrou queda em base anual desde 2015, quando começa a série histórica do IPM-H. Antes disso, o índice havia recuado em 2023 (-7,08%), no período de acomodação pós-pandemia.

Leia também: Anvisa apreende lote falsificado de Mounjaro e recolhe remédios trocados

"O resultado anual negativo do IPM-H indica um movimento mais amplo de ajuste nos preços dos medicamentos hospitalares, com retrações observadas em diversos grupos terapêuticos. Esse comportamento, quando analisado em série histórica, sugere uma acomodação estrutural dos preços após os choques excepcionais registrados no período pandêmico", disse Bruno Oliva, economista e pesquisador da Fipe.

Entre os grupos terapêuticos, as maiores quedas acumuladas no ano foram observadas em sistema musculoesquelético (-8,82%), aparelho digestivo e metabolismo (-5,98%), sangue e órgãos hematopoiéticos (-5,44%) e anti-infecciosos gerais para uso sistêmico (-4,62%).

Entre as altas, os destaques foram medicamentos imunoterápicos, vacinas e antialérgicos (+5,84%), aparelho geniturinário (+3 49%) e preparados hormonais (+2,01%).

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias