Previsão para a semana tem tempestades no Sul e veranico em São Paulo

Adobe Stock

De acordo com a MetSul, há risco de chuva intensa, vendavais e granizo isolado, entre terça-feira, 19, e quarta-feira, 20 - Adobe Stock
De acordo com a MetSul, há risco de chuva intensa, vendavais e granizo isolado, entre terça-feira, 19, e quarta-feira, 20

Por Estadão Conteúdo

redacao@viva.com.br
Publicado em 18/08/2025, às 13h42

São Paulo, 18/08/2025 -- A semana será marcada por um novo ciclone extratropical, que se forma no Sul do país e deverá provocar tempestade e por um veranico no Estado de São Paulo. De acordo com a MetSul, há risco de chuva intensa, vendavais e granizo isolado, entre terça-feira, 19, e quarta-feira, 20 na região Sul.

As rajadas de vento podem alcançar ou superar 100 km/h em alguns pontos com maior risco de temporais no noroeste gaúcho e oeste catarinense. Na quarta-feira, o vento do ciclone deve atingir 50 a 80 km/h em média, com picos mais fortes, o que pode provocar cortes de energia nas regiões.

Leia também: Você dorme melhor no frio? Entenda como a temperatura afeta seu sono

A formação do ciclone no Cone Sul da América do Sul se dá a partir de uma baixa pressão que avança do Pacífico para o continente, entre a Argentina e o oeste do Uruguai, evoluindo até quarta-feira para a região do Rio da Prata e Buenos Aires, antes de se deslocar para o Atlântico.

São Paulo

Os efeitos do ciclone não serão sentidos em São Paulo, como ocorreu no final do mês de julho, quando um ciclone provocou estragos e forte ressaca no Estado paulista, especialmente na faixa costeira. "A esmagadora maioria dos municípios paulistas não terá chuva por conta do ciclone. A linha de instabilidade associada ao sistema que avançará pelo Mato Grosso do Sul e o Sul do Brasil poderá levar instabilidade isolada ao oeste paulista na quarta-feira", informa a Metsul.
Entre terça e quarta-feira, com sol e tempo firme, o vento se intensifica em vários pontos do Estado de São Paulo, mas sem previsão de rajadas intensas. As rajadas devem ficar entre 30 km/h e 50 km/h na maioria dos locais. Em pontos do litoral, o vento pode atingir de 50 km/h a 70 km/h.
No Estado, depois de semanas com baixas temperaturas, os termômetros voltam a subir, a semana deve registrar o terceiro período veranico, de acordo com o Climatempo. Na capital paulista, a formação de um bloqueio atmosférico, massa de ar seco, vai favorecer a elevação da temperatura nos próximos dias, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE). O sol predomina e não há previsão de chuva significativa.

Risco de queimadas

"A combinação de tempo seco e temperaturas mais altas facilita a propagação de queimadas e aumenta a concentração dos poluentes nos grandes centros urbanos", alerta o CGE.
A terça-feira, 19, começa com muitas nuvens e formação de névoa úmida entre a madrugada e o amanhecer. Ainda pela manhã, o sol aparece e passa a predominar. No fim da tarde, as nuvens aumentam, mas não há previsão de chuva.
Na quarta-feira, 20, o sol aparece e predomina. A temperatura apresenta rápida elevação, e os percentuais de umidade diminuem na mesma proporção.
A partir da quarta, as temperaturas já ficam mais altas, com a máxima de 29ºC, segundo previsão da Meteoblue. Na quinta, já alcançam os 30ºC e na sexta, a previsão é de bater 32ºC. No sábado, o clima ainda deve continuar quente. Só no domingo o clima fica mais ameno, com a máxima ficando em 24ºC.
Veja a previsão para os próximos dias na cidade de São Paulo, segundo a Meteoblue:
Terça-feira: entre 13ºC e 25ºC;
Quarta-feira: entre 18ºC e 29ºC;
Quinta-feira: entre 19ºC e 30ºC;
Sexta-feira: entre 17ºC e 32ºC;
Sábado: entre 17ºC e 31ºC;
Domingo: entre 14ºC e 24ºC.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias