Trump ameaça importar tarifa de 100% se Canadá fechar acordo com China
RS/Fotos Públicas
24/01/2026 | 12h22 ● Atualizado | 12h26
São Paulo, 24/01/2026 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 100% ao Canadá se ele avançar em um acordo com a China. A fala foi feita em postagem neste sábado, 24, em sua rede Truth Social, e menciona diretamente o primeiro-ministro canadense, Mark Carney.
“Se o Governador Carney pensa que vai transformar o Canadá em um ‘Porto de Desembarque’ para a China enviar mercadorias e produtos para os Estados Unidos, ele está redondamente enganado”, diz.
Leia também: Trump prevê novidades sobre Groenlândia em 2 semanas e critica europeus
Trump alega que a China vai “devorar o Canadá vivo”, destruindo seus negócios, tecido social e modo de vida geral. “Se o Canadá fizer um acordo com a China, será imediatamente atingido com uma tarifa de 100% sobre todos os bens e produtos canadenses que entrarem nos EUA”, concluiu no post.
O Canadá negociou este mês um acordo para reduzir tarifas sobre veículos elétricos chineses em troca de menores impostos de importação sobre produtos agrícolas canadenses.
(Por Mariana Ribas).
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
