Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Trump anuncia redução das tarifas de carne bovina, café e outros produtos

Envato

Café é um dos produtos que tiveram isenção tarifária anunciada por Trump; coco, laranja e banana também estão na lista - Envato
Café é um dos produtos que tiveram isenção tarifária anunciada por Trump; coco, laranja e banana também estão na lista

Por Isabella Pugliese Vellani, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 14/11/2025, às 19h31 - Atualizado às 19h42
São Paulo, 14/11/2025 - O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a modificação de tarifas agrícolas com entrada em vigor desde ontem, segundo documento publicado pela Casa Branca nesta sexta-feira. De acordo com a publicação, carne bovina de alta qualidade e café estão entre as isenções tarifárias americanas.
 O documento ainda mostra que castanhas-do-pará, caju, coco, laranja, tomate, banana e outras frutas tropicais também estão excluídas da alíquota adicional.
Leia também: Tarifa de 50% recairá sobre 35,9% das exportações nacionais, segundo MDIC
 A assinatura do documento que alivia as tarifas sobre os produtos já era amplamente esperada, após o republicano dizer, em entrevista, que esperava reduzir as tarifas para o café. Também nesta semana, o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, antecipou que a redução aconteceria em uma tentativa de conter pressões de preços e impulsionar o consumo doméstico.

Medida 'muito positiva'

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) considerou "muito positiva" a decisão de reduzir as tarifas aplicadas à carne bovina brasileira. "A medida reforça a confiança no diálogo técnico entre os dois países e reconhece a importância da carne do Brasil, marcada pela qualidade, pela regularidade e pela contribuição para a segurança alimentar mundial", disse a entidade em nota. "A redução tarifária devolve previsibilidade ao setor e cria condições mais adequadas para o bom funcionamento do comércio."
 A Abiec destaca que os Estados Unidos são o segundo maior mercado da carne bovina do Brasil. "A decisão norte-americana fortalece essa relação e abre espaço para uma retomada mais equilibrada e estável das vendas."

Café

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé)  considera necessário uma análise para entender se a decisão do governo dos Estados Unidos sobre a tributação do café  "se aplica apenas à tarifa base de 10%, à de 40% ou a ambas".

A entidade recorda que o Brasil possui duas tarifas: a base, de 10%, e a adicional, de 40%, referente ao artigo 301. "O Cecafé está em contato com seus pares americanos, neste momento, para analisar, cuidadosamente, a situação e termos noção do real cenário que se apresenta", informa o comunicado.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias