Vendas do varejo seguem perto da estabilidade em maio, aponta pesquisa do IBGE

Adobe Stock

Seis das oito atividades que integram o comércio varejista registraram ganhos nas vendas no comparativo anual - Adobe Stock
Seis das oito atividades que integram o comércio varejista registraram ganhos nas vendas no comparativo anual

Por Daniela Amorim, da Broadcast

[email protected]
Publicado em 08/07/2025, às 09h24
Rio, 08/07/2025 - As vendas do comércio varejista seguiram perto da estabilidade em maio na série com ajuste sazonal, com leve queda de 0,2% ante abril, de acordo com dados da pesquisa mensal realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com maio de 2024, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 2,1% em maio.
No ano, as vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,2% frente igual período do ano anterior. No acumulado em 12 meses, houve alta de 3,0%, ante avanço de 3,4% até abril.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção, de veículos e de atacado alimentício, as vendas subiram 0,3% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal.
Na comparação com maio de 2024, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 1,1% em maio. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam avanço de 1,1% no ano. No acumulado em 12 meses, houve alta de 2,4%, ante avanço de 2,7% até abril. 
Segundo a pesquisa, seis das oito atividades que integram o comércio varejista registraram ganhos nas vendas em maio ante maio de 2024. Os Combustíveis e lubrificantes recuaram 0,6%, enquanto os Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo subiram 1,2%.
Houve avanço de 7,1% de Tecidos, vestuário e calçados e alta de 7,0% de Móveis e eletrodomésticos. Os Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria registraram avanço de 5,5% em maio.
Livros, jornais, revistas e papelaria subiram 2,5%. Nos Equipamentos e material para escritório informática e comunicação houve avanço de 4,7%, e em Outros artigos de uso pessoal e doméstico houve queda de 0,4%.
No varejo ampliado - que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício, o segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou avanço de 1,5%, enquanto Material de Construção subiu 4,7%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo recuou 5,1%. 
Palavras-chave IBGE consumo pesquisa Varejo

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias