Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Zelensky diz que reunião com Lula foi boa e agradece apoio a cessar-fogo

Ricardo Stuckert / PR

Lula e Zelensky se reuniram em na ONU, em Nova York; ucraniano o apoio mencionado pelo presidente brasileiro - Ricardo Stuckert / PR
Lula e Zelensky se reuniram em na ONU, em Nova York; ucraniano o apoio mencionado pelo presidente brasileiro

Por Aline Bronzati, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 24/09/2025, às 16h57
São Paulo, 24/09/2025 - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi boa e agradeceu o apoio por um cessar-fogo na guerra contra a Rússia, que se arrasta por mais de 3 anos. Durante cerca de uma hora, eles debateram questões bilaterais, comércio e economia.
 "É bom que haja sinais do Brasil, do presidente do Brasil e sua equipe, de que eles apoiam o cessar-fogo e a paz para o povo ucraniano acima de tudo", disse Zelensky, a jornalistas, ao deixar o local do encontro, que correu na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.
 Segundo ele, Lula falou que "fará o seu melhor" para trazer a paz mais perto da Ucrânia. "Estou agradecido a ele por sua clara posição. Acho que tivemos realmente pouco tempo", avaliou. Zelensky disse que a conversa com Lula durou por cerca de uma hora. "Continuaremos na próxima vez", afirmou.
Leia também: Zelensky rejeita ceder território à Rússia e diz que deve participar de negociações
 Essa foi a segunda reunião entre Zelensky e Lula. O pedido de bilateral foi feito pelo presidente ucraniano. No G7, em junho, havia expectativa de uma reunião entre os dois, mas, por questões logísticas, não pode ser concretizada.
 Antes de Zelensky, ministros ucranianos classificaram o encontro como "realmente ótimo" e "muito bom". Lula deixou o local sem falar com a imprensa.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias