Quebrou o dente? Como agir imediatamente e evitar complicações
Banco de Imagens / Pixabay
02/02/2026 | 08h00
São Paulo, 02/02/2026 - Quebrar um dente pode acontecer em qualquer fase da vida e exige atendimento odontológico imediato para preservar a função mastigatória e evitar danos estéticos. Segundo o cirurgião-dentista Willian Dias, da clínica AmorSaúde, fratura no dente exige a avaliação de um profissional para indicar o tratamento adequado.
Leia também: Mamografia detecta câncer de mama até dois anos antes do primeiro sintoma
Dados de uma pesquisa divulgada em 2025 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e pela Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) mostram que 32% da população passou mais de um ano sem visitar um dentista.
O que fazer imediatamente ao quebrar um dente
Ao quebrar um dente, a principal orientação é procurar um dentista o mais rápido possível. A falta de atendimento pode levar à perda do dente ou a complicações mais graves. Se a fratura não causar sangramento, a higiene bucal pode ser feita normalmente. No entanto, se houver sangramento, o paciente deve:
- Lavar a boca com água corrente em abundância
- Guardar o fragmento do dente quebrado
- Identificar a origem do sangramento
- Estancar o sangramento com gaze ou toalha limpa
- Procurar atendimento odontológico imediatamente
O fragmento do dente deve ser levado ao dentista. Segundo o dentista, a melhor forma de transportá-lo é colocá-lo submerso em soro fisiológico dentro de um pote coletor, facilmente encontrado em farmácias. Nunca tente colar o dente por conta própria, principalmente com colas inadequadas.
Tratamentos para dentes quebrados
O tipo de tratamento depende da quantidade de estrutura dentária perdida. Entre as opções estão:
- Recolagem do fragmento, quando possível
- Restauração em resina composta, em fraturas pequenas
- Facetas ou coroas, em casos de maior comprometimento
- Tratamento de canal, quando há envolvimento da polpa dentária
Engolir um fragmento do dente oferece risco?
Na maioria dos casos, engolir um fragmento de dente não representa risco à saúde. A eliminação ocorre naturalmente, e não é recomendado provocar vômito.
No caso de crianças, quando a fratura ocorre em um dente decíduo, conhecido como dente de leite, o tratamento costuma ser temporário, com o objetivo de manter o dente na arcada até que ele seja substituído naturalmente pelo permanente. Já nos dentes permanentes, o foco do tratamento é restabelecer a função do dente e preservar a estética. Nesses casos, é possível utilizar o próprio fragmento quebrado ou recorrer a outras técnicas restauradoras.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
