Não devo usar o Google tendo Iphone? Entenda alerta da Apple
Envato
Por Isabela Toledo
redacao@viva.com.brSão Paulo, 01/01/2026 - A Apple emitiu um alerta global para usuários de iPhone após identificar um problema de segurança envolvendo a Google. A empresa recomendou cautela ao usar o navegador, tanto no aplicativo quanto na web, e recomenda a atualização imediata do app devido a uma vulnerabilidade que poderia permitir acesso indevido a dados sensíveis.
Leia também: Como apagar contato no WhatsApp? Veja como fazer em IOS e Android
O que motivou o alerta
De acordo com a Apple, uma falha afeta determinadas versões do aplicativo, com risco de expor informações pessoais do usuário. Embora detalhes técnicos não tenham sido divulgados, a companhia reforçou que a segurança do iOS depende de apps atualizados e monitorados oficialmente. A recomendação foi publicada nos canais de suporte da Apple.
Além disso, a Apple também afirma que o Google utiliza uma técnica chamada fingerprinting (impressão digital digital), que coleta características únicas do dispositivo, como configurações de sistema, fontes instaladas e versão do navegador, para criar um perfil exclusivo do usuário. A empresa recomenda para usuários que possam ter preocupações com esse rastreio que utilizem o Safari, navegador oficial dos aparelhos Apple.
Leia também: "Rede Digital 60+" reúne grupos que atuam com letramento digital de idosos
Devo parar de usar o Google?
Não. A Apple não orientou usuários a deixar de usar serviços do Google, apenas destacou que a versão vulnerável do aplicativo deve ser atualizada e que a forma de armazenamento de dados do Google pode não ser ideal para alguns usuários. Apps como Gmail, Maps e Drive seguem funcionando normalmente quando atualizados.
Leia também: Como apagar contato no WhatsApp? Veja como fazer em IOS e Android
Medidas recomendadas para aplicativos
Usuários devem atualizar os aplicativos pela App Store, ativar atualizações automáticas e checar comunicados oficiais publicados pela Apple em support.apple.com. A empresa reforça que vulnerabilidades são corrigidas rapidamente quando as atualizações são instaladas.
Leia também: Amazon Web Services abre cursos gratuitos de IA e nuvem; veja como se inscrever
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
