O que fazer com sua TV antiga? Veja 5 dicas úteis e criativas

Foto: Envato Elements

Se o aparelho estiver em boas condições, vale doar, vender ou até reaproveitar - Foto: Envato Elements
Se o aparelho estiver em boas condições, vale doar, vender ou até reaproveitar

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 10/05/2025, às 15h05

São Paulo, 10/05/2025 -  TV antiga em casa? Não jogue fora. Existem várias maneiras de reutilizar televisões que não tem mais utilidade para você. Porém, se essa TV estiver quebrada, descarte de forma ecológica.

Antes de decidir o que fazer com sua televisão de tubo ou tela plana, observe bem o estado do aparelho, isso vai te ajudar a escolher a melhor opção para descarte, venda, doação ou reaproveitamento. Considere:

  • A idade da TV: modelos muito antigos podem não funcionar bem com os aparelhos de hoje;
  • tamanho e peso: isso influencia no transporte e no destino mais adequado; funcionalidade;
  • veja se a tela, o som e as conexões ainda funcionam;
  • danos visíveis: arranhões, rachaduras ou falhas podem afetar o uso ou o valor.

Leia também: Relembre 12 novelas que fizeram história na TV brasileira

Se o aparelho estiver em boas condições, vale doar, vender ou até reaproveitar. Se tiver pequenos problemas, você pode vender para quem conserta ou reciclar. Confira a seguir dicas de reciclagem e reutilização:

1. Doe para quem precisa

A TV ainda funciona? Doação pode ajudar muito. Muitas instituições aceitam aparelhos usados, como: brechós beneficentes, abrigos e centros comunitários, escolas e centros educacionais ou centros de idosos. Ligue antes para saber se eles aceitam TVs e quais são as condições exigidas, e não se esqueça dos cuidados básicos antes da doação. Limpe bem a televisão, apague as configurações e junte todos os cabos e o controle remoto, isso facilita o uso para quem vai recebê-la.

2. Venda sua TV usada

Se o aparelho ainda está funcionando, pode render um dinheiro extra, porém antes de vender faça essas observações:

  • Pesquise o valor médio do seu modelo na internet;
  • tire boas fotos;
  • e faça um anúncio com uma descrição clara e honesta.

Você pode vender em: sites de classificados on-line, redes sociais, grupos de bairro ou em bazar.

3. Recicle sua TV antiga

Está queimada, quebrada ou simplesmente não funciona e não tem mais conserto, o ideal é reciclar. Nunca jogue simplesmente no lixo, as TVs contêm materiais tóxicos que não devem ir para o lixo comum, o ideal a se fazer é levar a televisão em: lojas de eletrônicos que oferecem reciclagem e eventos de coleta de eletrônicos (antes de levar, desconecte o aparelho, retire os cabos e proteja bem para transporte).

4. Troque por desconto em uma nova TV

Algumas lojas trabalham com programas de troca, você entrega sua televisão antiga e ganha um desconto para comprar uma nova. Escolha a loja de sua preferência e verifique essa promoção. Antes de aceitar, leia as regras e veja se vale a pena.

5. Venda as peças

Mesmo que a TV esteja quebrada, é possível vender partes como: placas internas, alto-falantes, botões e controles. Anuncie essas peças on-line ou leve a oficinas que consertam eletrônicos.

Palavras-chave TV antiga descarte

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias