Queda de qualidade no serviço de telefonia permitirá cancelamento sem multa
Divulgação - Anatel
12/12/2025 | 11h59 ● Atualizado | 12h06
Uma mudança importante veio com uma mudança no artigo 37 do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). Agora, caso a classificação do serviço específico da operadora no município sejam rebaixadas para "D" ou "E", o cliente poderá cancelar o contrato sem o pagamento da multa por fidelidade.
Para acompanhar o resultado da classificação, é possível acessar a página "informacoes.anatel.gov.br/paineis/qualidade". Nela, se consegue monitorar as notas gerais em cada um dos três serviços, ou selecionar a nota em um município específico.
Também foi criado o aplicativo "Anatel Qualidade", disponível na Google Play (Android) e App Store (iOS). Por ele, além de monitorar os resultados dos selos, é possível testar a velocidade da internet e verificar o número de municípios atendidos pelas operadoras.
Como o selo é medido?
| Índice de Qualidade dos Serviços (IQS) | Mostra o quanto o serviço realmente funciona na prática — medindo o desempenho diretamente na rede das operadoras |
| Índice de Reclamações (IR) | Indica o quanto os consumidores reclamam das operadoras, com base nas queixas registradas nos canais de atendimento da Anatel. |
| Índice de Qualidade Percebida (IQP) | Mostra a opinião dos consumidores sobre os serviços das operadoras, com base na pesquisa de satisfação feita pela Anatel anualmente. |
Os três indicies são calculados para gerar uma média, que então serve como a nota final. Quanto à classificação feita para os municípios, a Anatel considera somente o Índice de Qualidade dos Serviços. A agência também alerta que algumas operadoras consideradas Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) podem não ter seus dados disponíveis.
Estagiário sob supervisão de Marcia Furlan.
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