Foto: Envato Elements
Por Gabrielly Bento
[email protected]A expansão do acesso à internet tem sido um desafio em regiões afastadas, onde a infraestrutura das operadoras tradicionais não alcança. Com o objetivo de minimizar essa barreira, a Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX, começará a oferecer conexão emergencial gratuita para dispositivos selecionados a partir de julho de 2025.
O projeto, idealizado por Elon Musk, busca democratizar o acesso à rede por meio de satélites de órbita baixa, permitindo conectividade mesmo em locais sem sinal das operadoras convencionais.
A funcionalidade estará disponível para modelos específicos de smartphones de grandes fabricantes. Entre os aparelhos que poderão se conectar à rede estão:
A tecnologia da Starlink será acionada de forma automática sempre que a pessoa sair da área de cobertura de sua operadora convencional. Quando isso ocorrer, o smartphone exibirá na tela a identificação “T-Mobile SpaceX”.
No primeiro momento, o serviço estará limitado ao envio de mensagens de texto, compartilhamento de localização e realização de chamadas de emergência. Porém, há previsões de que, em atualizações futuras, a conexão seja ampliada para incluir chamadas de voz e navegação na web.
Para ter acesso à conexão emergencial sem custos da Starlink, é necessário que os dispositivos estejam com a versão mais recente do software instalada. Dessa forma, ao se encontrarem fora do alcance das redes tradicionais, os smartphones automaticamente se conectarão à rede via satélite.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.