Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 10/09/2025 - O WhatsApp está prestes a ganhar uma função que promete agradar quem gosta de compartilhar momentos, mas prefere manter o controle sobre quem pode vê-los.
A plataforma está desenvolvendo o recurso “Amigos Próximos”, que permitirá criar uma lista exclusiva de contatos para visualizar atualizações de status.
Atualmente, já existe a opção de restringir manualmente quem vê cada publicação, mas a novidade traz mais praticidade: em vez de ajustar as configurações toda vez que postar, o usuário poderá contar com uma lista fixa, que poderá ser usada sempre que quiser compartilhar algo mais reservado.
Leia também: "Modo cachorro" no WhatsApp: veja como deixar o app com visual pet
Assim como acontece no Instagram, os Status publicados para esse grupo especial terão um destaque visual, um anel colorido diferente, que permitirá identificar rapidamente que aquele conteúdo é restrito.
Outro ponto relevante é a descrição da ferramenta: os contatos não serão notificados se forem incluídos ou removidos da lista, garantindo total privacidade na escolha de quem terá acesso a cada conteúdo.
Segundo o WABetaInfo, a novidade foi identificada na versão beta 25.23.10.80 para iOS e ainda não tem data confirmada para ser liberada oficialmente para todos os usuários.
O recurso chega acompanhado de outros testes em andamento no aplicativo, como melhorias em mensagens temporárias, integração com inteligência artificial, ajustes visuais e novidades nas chamadas em grupo.
Leia também: Como personalizar seu WhatsApp: 6 truques para deixar o app com a sua cara
Enquanto o recurso não está disponível em todos os dispositivos, somente em versão beta, os usuários já podem limitar o acesso aos seus stories acessando "Configurações" > "Privacidade”. Em seguida você será apresentado às seguintes opções:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.