Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 01/09/2025 - O golpe do WhatsApp clonado se tornou uma das fraudes mais comuns envolvendo o aplicativo de mensagens da Meta. Criminosos conseguem assumir o controle de contas e, a partir delas, enganar familiares e amigos da vítima para pedir dinheiro ou obter informações pessoais.
Na maioria dos casos, o acesso indevido acontece quando os golpistas convencem a vítima a fornecer o código de confirmação enviado por SMS ou realizam o chamado SIM swap, em que transferem a linha telefônica para outro chip.
Também há situações em que o acesso ocorre por meio de sessões ativas do WhatsApp Web em computadores de terceiros.
Leia também: WhatsApp lança alerta que protege contra golpes em grupos com desconhecidos; veja
Uma vez no controle do perfil, os fraudadores passam a agir como se fossem o verdadeiro usuário, enviando mensagens que parecem legítimas.
Existem alguns sinais que podem indicar que a conta foi comprometida:
Leia também: Celular travando? Truque pouco conhecido do WhatsApp pode ajudar
Agir rapidamente é essencial para reduzir os danos. Veja os principais passos:
Leia também: WhatsApp libera agendamento de chamadas e reações em vídeo; veja como usar
Algumas medidas aumentam a segurança e reduzem o risco de ter a conta clonada:
Manter atenção e adotar boas práticas digitais são as formas mais eficazes de evitar cair nesse tipo de golpe relacionado ao WhatsApp, cada vez mais sofisticado.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.