Aprender inglês não tem idade: público 50+ investe no idioma

Envato

Mesmo depois dos 50, aprender inglês deixa de ser tabu: 48% já têm algum conhecimento, 35% estão estudando e 24% querem começar - Envato
Mesmo depois dos 50, aprender inglês deixa de ser tabu: 48% já têm algum conhecimento, 35% estão estudando e 24% querem começar

Por Manuela França

redacao@viva.com.br
Publicado em 01/10/2025, às 16h16

São Paulo, 01/10/2025 - No Dia da Pessoa Idosa, pesquisa da Pearson em parceria com a Opinion Box mostra que brasileiros acima de 50 anos estão cada vez mais interessados em aprender inglês para viajar, consumir cultura e se desenvolver.

Aprender inglês deixou de ser privilégio dos mais jovens. A pesquisa, realizada entre fevereiro e abril de 2025 com mais de 7 mil brasileiros, revela que 48% das pessoas com mais de 50 anos já têm algum conhecimento do idioma, 35% estão aprendendo e 24% pretendem começar. Entre os principais motivos estão viagens internacionais (43%), ampliar conhecimentos gerais (37%), desenvolvimento profissional (36%) e consumir filmes, séries ou músicas sem tradução (29%).

Leia também: Total de ingressantes 50+ na educação superior bateu recorde em 2024

A fotógrafa Ana Lúcia Fornanciari, de 60 anos, conta que se sentiu insegura no início: “Fiquei um pouco envergonhada pela minha idade. Mas chegando lá, fui muito bem acolhida. Junto comigo, tem outras pessoas que também têm quase a minha idade, que estão fazendo inglês.”

O levantamento também aponta que 85% dos entrevistados já tiveram dificuldade em entender conversas por causa de termos estrangeiros. O aprendizado acontece em diferentes formas: aplicativos (39%), aulas formais (37%), estudos individuais (36%) e videoaulas (31%). Apesar de obstáculos como falta de tempo (30%) e limitações financeiras (34%), o interesse pelo idioma continua crescendo.

Leia também: 10 séries para treinar inglês de um jeito leve e divertido

“Aprender inglês amplia horizontes e dá autonomia para se comunicar e entender o mundo”, comenta Cinthia Nespoli, CEO da Pearson Brasil. “Para quem tem mais de 50 anos, isso significa poder viajar com segurança, aproveitar a cultura sem legendas e explorar novas oportunidades.”

O estudo evidencia que envelhecer não significa parar de aprender, e que o público 50+ está cada vez mais ativo e conectado.

Palavras-chave 50+ aprendizado estudos inglês

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias