Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Dia da Internet Segura: LinkedIn dá dicas de proteção para os profissionais

Adobe Stock

Plataforma ressalta a importância da autenticação em duas etapas e oferece orientações para os internautas - Adobe Stock
Plataforma ressalta a importância da autenticação em duas etapas e oferece orientações para os internautas
Por Claudio Marques

10/02/2026 | 13h58

São Paulo, 10/02/2026 - À medida que a inteligência artificial avança e os golpes digitais se tornam mais sofisticados, distinguir o que é real transformou-se em um dos maiores desafios da vida online. Adotar camadas adicionais de proteção é algo altamente recomendável. 

Diante desse cenário e em celebração ao Dia da Internet Segura, comemorado globalmente em 10 de fevereiro, o LinkedIn, que superou a marca de mais  100 milhões de usuários, oferece orientações fundamentais para que os profissionais tornem seus perfis mais seguros, autênticos e confiáveis.

Leia também: Conteúdos falsos criados por IA crescem 308% no Brasil em um ano, diz estudo

A plataforma adota a verificação de identidade, de vínculo profissional, de recrutadores e de lideranças empresariais, além de indicadores visíveis que mostram quando uma vaga, empresa ou perfil passou por algum tipo de verificação, Assim, ao adotar ferramentas de verificação e manter informações atualizadas, os usuários reduzem riscos e contribuem para um ecossistema profissional mais confiável.

Autenticação em duas etapas

Além da verificação, o LinkedIn também orienta os usuários a adotarem medidas simples, mas eficazes, para proteger suas contas. Entre essas ações estão autenticação em duas etapas, passkeys e atenção a sinais de risco – por exemplo, pedidos para mover conversas rapidamente para fora da plataforma, uma prática comum em tentativas de fraude.

De acordo com a plataforma, atualmente, mais de 97% das contas falsas são detectadas e eliminadas antes mesmo de causarem impacto à comunidade.

Segundo a empresa, perfis com algum tipo de verificação recebem, em média, 60% mais visualizações, 30% mais pedidos de conexão e 50% mais engajamento em publicações, além de 19% mais InMails de recrutadores. Na busca por emprego, mais da metade das vagas já contam com verificação, contribuindo para uma experiência do(a) candidato(a) muito mais segura.

Para as empresas, tais indicadores também fazem diferença. Páginas verificadas registram 10,9 vezes mais visualizações, 7,7 vezes mais seguidores e 14,7 vezes mais interações em botões personalizados. Atualmente, mais de 700 mil recrutadores e 270 mil organizações já possuem informações verificadas no LinkedIn.

Nosso papel é oferecer ferramentas que ajudem profissionais a comprovar sua identidade e a reconhecer sinais de autenticidade nas interações”, afirma Milton Beck, dretor geral do LinkedIn para a América Latina.

Para ajudar profissionais a reduzirem riscos e utilizarem a plataforma com mais confiança, o LinkedIn reuniu algumas orientações práticas.

Dicas de segurança

Desconfie de ofertas generosas demais: Golpistas utilizam salários irreais para atrair vítimas. Se a proposta parecer suspeita, pesquise a reputação da empresa e converse com funcionários atuais para validar a oportunidade.

Cuidado com pedidos suspeitos: Recrutadores legítimos não solicitam o download de arquivos criptografados nem pagamentos antecipados para cursos ou inscrições. Nunca compartilhe seus dados bancários pela plataforma.

Pesquise a empresa e o recrutador: Verifique se a página da organização possui o selo de autenticação do LinkedIn. Analise o perfil do recrutador e cruze as informações da vaga com os canais oficiais da empresa.

Para garantir uma busca mais segura, o Linkedin oferece ferramentas como:

  • Filtro de vagas verificadas: permite visualizar apenas oportunidades postadas por empresas com perfis autenticados.
  • Mensagens com alerta de risco: o LinkedIn pode sinalizar mensagens que contêm conteúdos suspeitos.
  • Verificação em duas etapas: esse recurso adiciona uma camada extra de segurança à conta, reduzindo o risco de acessos não autorizados. 
  • Denuncie atividades suspeitas: ao identificar uma vaga ou mensagem suspeita, a denúncia pode ser feita diretamente na plataforma.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias