Divulgação / MEC
São Paulo, 28/07/2025 -- Estudantes inadimplentes inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) vão ter uma oportunidade para regularizarem a situação. O governo federal, por intermédio do Ministério da Educação (MEC), anunciou que os estudantes com pagamentos em atraso há mais de 90 dias, contados até 31 de julho, poderão renegociar suas dívidas.
Os estudantes com contratos feitos a partir de 2018 poderão solicitar a renegociação diretamente ao agente financeiro, de 1º de novembro de 2025 a 31 de dezembro de 2026. O parcelamento do saldo devedor poderá ser feito em até 180 parcelas mensais, com valor mínimo de R$ 200 por parcela, e ainda garante desconto de 100% nos encargos moratórios, como juros e multas por atraso.
Leia também: MEC vai aumentar teto do Fies para o curso de Medicina
A Resolução nº 64/2025, que estabelece as condições para a renegociação, informa que a renegociação se aplica apenas ao saldo devedor do financiamento, não incluindo valores de coparticipação com as instituições de ensino, seguros prestamistas ou tarifas bancárias. Os débitos com as instituições deverão ser negociados diretamente com cada instituição de ensino superior.
A nota divulgada pelo governo federal também informa que a renegociação poderá se aplicar aos contratos cuja dívida tenha sido coberta pelo Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), desde que estejam dentro das regras estabelecidas pelo próprio fundo.
Ainda segundo o governo, em caso de inadimplência das novas condições acordadas, os nomes dos estudantes e fiadores serão incluídos nos cadastros restritivos de crédito.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.